domingo, 31 de janeiro de 2010

Fla 5 x 3 Flu

Dessa vez, não teve tabelinha, mas, o Império do Amor voltou a fazer a diferença no Flamengo. Adriano marcou três vezes e Vagner Love também deixou o seu na virada heróica do Rubro-Negro sobre o Fluminense, por 5 a 3, no Maracanã, neste domingo. A dupla de ataque do time da Gávea contou ainda com grande atuação do jovem Vinícius Pacheco, que participou de três dos cinco gols do Fla, para brilhar e enlouquecer o torcedor rubro-negro. Ainda sonhando com uma participação na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, os dois esperam se ajudar e também ajudar o Flamengo a conseguir o que a torcida pediu em uma nova música entoada nas arquibancadas: o tetra do Rio, a Libertadores e o Mundial. Sem vaidades, a dupla sonha com dias cada vez melhores na Gávea. "Jogamos um pelo outro, o Adriano é um jogador de alto nível, eu me considero um jogador de alto nível, e não tem vaidade entre a gente. Quando os dois correm pelo mesmo objetivo, isso dá certo", disse Vagner Love, que teve o discurso endossado por Adriano: "Estamos sempre conversando, estamos juntos pelos mesmos objetivos e sabemos que podemos nos ajudar. Se continuarmos assim, podemos brigar sim por uma vaga na Copa e dar muitas alegrias à torcida". Apesar da grande atuação da dupla, o técnico Andrade prefere ressaltar a entrega e dedicação de todos os jogadores. Segundo o comandante rubro-negro, esta foi uma vitória com a cara deste grupo. "Temos que exaltar o grupo, isso que é importante. O time lutou muito e conseguiu um grande resultado. É um ótimo passo para a nossa classificação e todos estão de parabéns", afirmou. Em três jogos com a camisa do Flamengo, a dupla tem ótimos números. Juntos, eles já marcaram oito gols. Quatro de cada um.

Neste domingo tem Fla-Flu


Dizem os românticos que Fla-Flu é o clássico mais charmoso do Brasil. E quando existem ingredientes adicionais, seus atrativos ficam ainda maiores. Agora, por exemplo, um duelo promete estremecer as estruturas do Maracanã. De um lado, a zaga do Fluminense, até agora intransponível, com nenhum gol sofrido na Taça Guanabara. Do outro, o trio mais badalado no momento: Petkovic, Vagner Love e Adriano. Em campo, quem levou a melhor foi Adriano, que fez dois gols e ajudou o Fla na vitória por 2 a 0. Agora, entretanto, o discurso é de respeito, pelo menos por parte do zagueiro Leandro Euzébio, estreante no importante confronto. Responsável por municiar a temida dupla de atacantes rubro-negros, o apoiador Petkovic aposta nos companheiros para dar fim à escrita tricolor na partida deste domingo. Com a função de auxiliar na marcação, o ala-esquerdo Julio Cesar acredita ter uma fórmula para minar o poderio ofensivo da equipe da Gávea. Em sua opinião, o segredo estará no meio-de-campo: Não pode deixar a bola chegar. Tem que matar ali na frente, no meio. Tenho certeza que nosso meio estará preparado para isso. Estratégias à parte, o Fla-Flu será uma verdadeira prova de fogo para ambos os lados. Aos torcedores, resta o prazer de presenciar o saboroso duelo.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Dilma e a Internet

A ministra-chefe da Casa Cilvil, Dilma Rousseff, disse hoje que a internet será muito importante na escolha do próximo presidente da República. Segundo a ministra, a rede será decisiva para o debate e a formação de opinião dos eleitores. “Eu acho que essa eleição vai abrir espaço para sinalizar a importância da internet no processo político brasileiro. Não acredito que essa eleição possa passar sem os blogueiros, sem os tuiteiros [usuários do twitter] no debate e na opinião dentro da internet. Isso só contribui para o país, para a manifestação da diferença de opiniões”, disse ela durante a feira de tecnologia da informação Campus Party, em São Paulo.Dilma voltou a negar que seja candidata a presidência da República. “Eu não posso me afirmar candidata, não sou candidata de mim mesma. Só quando o Partido dos Trabalhadores se reunir no congresso, a partir de fevereiro, e me indicar, eu serei [candidata]. E isso não é uma questão formal. Isso é uma questão de respeito político ao partido ao qual eu sou filiada”. A ministra se encontrou com o Lawrence Lessig, professor da faculdade de direito de Stanford, nos Estados Unidos, e um dos maiores defensores dos licenciamentos livres para a distribuição de bens culturais digitais, quando discutiram a nova lei de direitos autorais brasileira. “Segundo ele, nossa lei vai ser uma das mais avançadas no mundo. Nosso marco civil entende que a internet não pode ser objeto de uma regulamentação que estreite o acesso, que torne a internet sujeita a cesura ou a restrições”. Dilma disse acreditar que a nova lei esteja pronta ainda no primeiro semestre de 2010.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Economia dos EUA cresce 5,7% no 4o tri, maior ritmo em 6 anos

A economia norte-americana cresceu mais que o esperado no quarto trimestre, a uma taxa anualizada de 5,7 por cento, a maior em mais de seis anos, com uma redução de estoques menos agressiva, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira. A primeira divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre mostrou a maior alta desde o terceiro trimestre de 2003 e veio após o crescimento de 2,2 por cento no terceiro trimestre. Analistas consultados pela Reuters previam avanço de 4,6 por cento.O crescimento foi estimulado por uma forte desaceleração no ritmo de liquidação de estoques, um fator que pode mascarar a força da recuperação econômica. Excluindo esse efeito, a economia cresceu a uma taxa anualizada de 2,2 por cento, acima da taxa de 1,5 por cento vista no terceiro trimestre nesse mesmo tipo de medição. Os estoques empresariais caíram apenas 33,5 bilhões de dólares no quarto trimestre, após recuaram 139,2 bilhões de dólares no terceiro trimestre. A variação de estoques adicionou 3,39 pontos percentuais ao PIB, a maior contribuição desde o quarto trimestre de 1987. Em 2009 como um todo, o PIB norte-americano caiu 2,4 por cento, a maior queda desde 1946.No quarto trimestre, o gasto do consumidor aumentou 2 por cento, segundo taxa anualizada, ante 2,8 por cento no terceiro, contribuindo com 1,44 ponto percentual para o PIB do período. O investimento empresarial cresceu pelo primeira vez desde o segundo trimestre de 2008, já que a fraqueza do setor imobiliário foi contrabalançada por um gasto robusto com equipamentos e softwares. A alta foi de 2,9 por cento no trimestre, contra queda de 5,9 por cento nos três meses anteriores. O crescimento do gasto com construção de moradias desacelerou fortemente no quarto trimestre, para 5,7 por cento, comparado a 18,9 por cento no terceiro. O comércio exterior contribuiu com 0,50 ponto percentual para o PIB.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TAM negocia compra de parte da LAN Chile


O dinheiro que a TAM vai levantar com a abertura de capital do Multiplus, sua gestora de programas de fidelidade, já pode estar carimbado. Segundo apurou o Portal EXAME, desde a semana passada, a companhia brasileira intensificou as conversas para comprar a fatia que o empresário Sebastián Piñera detém na LAN Chile. Presidente eleito do Chile, Piñera assumiu o compromisso, durante a campanha, de vender sua participação na empresa aérea para se dedicar apenas à condução do país. O negócio é avaliado entre 1,6 bilhão e 2 bilhões de dólares. Procurada pela reportagem, a TAM, informou que não comenta o assunto, e que mantém um contrato de codeshare (compartilhamento de voo) com a Lan Chile, bem como um acordo de manutenção de aeronaves. As conversas são lideradas pelo banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual e membro do conselho de administração da TAM. Esteves articulou um grupo de bancos de investimento para apoiar a empresa da família Amaro na transação. Parte dos recursos viria também do IPO do Multiplus, que pode acrescentar até 1,2 bilhão de reais ao caixa da TAM, caso a oferta saia pelo teto da faixa de preço - 24 reais por ação - e os lotes adicionais de ações sejam lançados. Piñera detém 26% da LAN Chile, por meio de duas holdings - a Axxion, que possui 19% da aérea, e a Santa Cecília, com 7%. O objeto das negociações é a fatia da Axxion. Durante a campanha, Piñera transferiu a titularidade da Santa Cecília à sua esposa, Cecília Morel - o que gerou críticas dos opositores e a afirmação do empresário de que não precisaria se desfazer dessas ações porque, afinal de contas, era sua esposa, e não ele, quem as detinha. O concorrente mais forte da TAM na disputa pelas ações é a família Cueto, que já detém 25% da LAN Chile. Quem acompanha as negociações afirma que, por ora, a vantagem na disputa é dos Cueto. “Eles estão lutando muito para assumir a fatia de Piñera”, diz uma fonte a par das movimentações. Listada na Bolsa de Santiago e com papéis negociados também na Bolsa de Nova York, a empresa chilena conta ainda com diversos fundos americanos e mais de 1.100 acionistas individuais.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Recursos à educação

O deputado federal Wilson Picler (PR) defende a aprovação da PEC que extingue gradualmente a incidência da Desvinculação de Receitas da União sobre os recursos destinados à Educação. Essa PEC foi apontada como a solução para resolver as dificuldades dos Municípios para implantar o piso salarial nacional dos professores. Conforme o texto em discussão, o percentual de recursos que o governo pode retirar da educação será reduzido para 5% em 2010 e para zero a partir de 2011. "Isso significa que teremos mais recursos na pasta da Educação e, assim, poderemos equacionar as dificuldades", analisa Picler.

sábado, 23 de janeiro de 2010

De lancha...

Ter um barco é o tipo de luxo comum entre milionários e que para a maioria dos brasileiros nunca passou de sonho distante na lista de compras. Isso até pouco tempo atrás. Há dois anos, desde que o governo federal reduziu a alíquota do imposto de barcos de lazer e esportes de 25% para 10%, navegar está mais acessível. Já é possível comprar uma lancha de pequeno porte por cerca de 85 000 reais, preço equivalente ao de um sedã de luxo como o Ford Fusion. São lanchas de até 25 pés, como a Ventura 195, a Focker 215 ou a Real 24 Class, com ou sem cabine, que navegam com tranquilidade em rios, represas, baías ou próximas à orla. O público-alvo são literalmente os marinheiros de primeira viagem, aqueles com pouca ou nenhuma experiência em navegação - no máximo uma aventura num jet ski. A chance palpável de tornar-se dono de um barco tem lotado as revendas. As filas de espera por uma embarcação desse tipo chegam a cerca de três meses. A procura é tanta que os fabricantes já reclamam da falta de motores. A maioria é importada, e fábricas como Yamaha, Bombardier e Mercury ainda estão em marcha lenta desde a crise. Em 2009, as vendas dos principais estaleiros do país subiram 30% em relação ao ano anterior, e a expectativa é que esse número não pare de crescer tão cedo. As informações são da revista Exame.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A posição do PDT no Paraná

O deputado Augustinho Zucchi, do PDT paranaense afirmou que o partido tem a garantia do diretório nacional de que pode negociar as alianças mais convenientes no Estado, para fortalecer a candidatura de Osmar ao governo. Zucchi não descarta a coligação com o PT, mas diz que tudo depende de “amadurecer” as negociações e clarear o quadro de candidaturas e alianças. O que significa aguardar a decisão do PSDB – que deve escolher entre Beto Richa e Alvaro Dias. O deputado também reafirmou que não haverá disputa entre Alvaro e Osmar, mas isso não significa que Osmar Dias retiraria sua candidatura, caso o PSDB proclamasse o irmão candidato. “Um acordo teria que ser partidário, não familiar. A definição do PSDB não pode se dar pelo fato Osmar ser irmão do Alvaro”, alegou.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O bate-boca em Londrina

Em Londrina, nesta manhã, o governador Roberto Requião (PMDB) enfrentou protesto de moradores das Chácaras São Miguel, no Jardim Esperança, zona sul, que não querem perto de suas casas a construção de um estação de tratamento de esgoto (ETE) da Sanepar. O que surpreende é a claque do governador, que bate palmas quando Requião ofende pessoas, senhoras, que estão ali para reivindicar algo em favor de sua comunidade. Requião disse: “Não aceito molecagem com o governador, nem de você nem de bandido na penitenciária. Só falta agora vocês também apoiarem o PCC. Eu não pedi a sua opinião”. Também houve bate boca entre os moradores e o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, e o governador Roberto Requião. Os moradores temem que a ETE possa contaminar as águas dos córregos da região e as plantações dos produtores locais.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Requião veta projeto que homenageia Francisco Cunha Pereira Filho

Em gesto mesquinho, que demonstra o quanto é capaz de usar o cargo para vendetas contra desafetos, Requião vetou o projeto de Lei 100/09, de autoria do deputado Antonio Anibelli, do PMDB, que denomina Doutor Francisco Cunha Pereira Filho a rodovia BR 476 no trecho de Curitiba até o município da Lapa. Francisco Cunha Pereira Filho, falecido no ano passado, era diretor-presidente do jornal Gazeta do Povo e reconhecido pelo seu trabalho em defesa de interesses do Paraná, o que o coloca acima das querelas e nóias que alimentam a imaginação do governador.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Direção da Japan Airlines decide declarar falência


Os diretores da companhia aérea japonesa Japan Airlines (JAL), a maior da Ásia, decidiram hoje declarar a falência da companhia, de acordo com a lei de Reabilitação Corporativa, segundo a agência japonesa "Kyodo". Depois que a declaração oficial de quebra for apresentada em um tribunal de Tóquio, o Governo japonês deve apresentar ainda hoje um plano de reestruturação para a companhia, com o objetivo de manter as operações da empresa. O plano inclui o corte de 15 mil empregos, quase um terço da força de trabalho da companhia, e uma grande redução em seu tamanho, de modo que a JAL, afogada em dívidas que somam 11,5 bilhões de euros, possa voltar aos números positivos no ano fiscal de 2011, ainda segundo a agência "Kyodo". Caso a reestruturação não tenha êxito, os bens da companhia seriam postos à venda para ressarcir os credores.Está previsto que, por conta da quebra, as ações da JAL deixem de ser negociadas. Em apenas uma semana os títulos perderam 90% de seu valor, até alcançar uma capitalização total de apenas US$ 150 milhões, o preço de um Boeing 787.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Nova pesquisa aumenta a disputa no PSDB pela corrida ao governo

A executiva estadual do PSDB paranaense se reúne nesta segunda-feira, (18/01), em Curitiba, para apressar o processo de escolha do candidato tucano que vai disputar em outubro a eleição para o governo do estado. A definição por uma das duas pré-candidaturas – a do prefeito Beto Richa ou do senador Alvaro Dias – não deve sair já nesta reunião. Mas o encontro será usado para que a direção estadual do PSDB “sinta” qual é a tendência do partido no estado para levá-la ao conhecimento do diretório nacional – que deve fechar o nome do paranaense que irá disputar o Palácio Iguaçu em função da estratégia para eleger o governador paulista José Serra à Presidência.

O principal motivo para a “pressa” dos tucanos do Paraná é a possibilidade de, ao antecipar o nome do candidato, começar a trabalhar para fechar alianças políticas. Apesar do clima de disputa interna, a orientação tanto da executiva estadual quanto da nacional é de máxima cautela. Nos bastidores do ninho tucano, fala-se na decretação da lei do silêncio sobre o assunto, imposta pelo presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra (PE). O temor é que a disputa entre Richa e Alvaro provoque um racha no partido no Paraná, tendo como consequência o enfraquecimento do palanque no estado para Serra. O cuidado pode ser sentido nas palavras de Guerra quando questionado sobre a disputa no Paraná. “O momento é de conversar, mas não de falar”, disse o presidente nacional do PSDB, por meio de sua assessoria de imprensa. Já o governador paulista, que esteve na sexta-feira em Curitiba para acompanhar o velório de Zilda Arns, não quis comentar a disputa interna no Paraná.

Também hoje foram divulgados os números da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas IPESPE (do Sociólogo Antônio Lavareda). Nela, o senador Alvaro Dias (PSDB) sai na frente em todos os cenários apresentados aos eleitores. No confronto direto com Beto Richa, que disputa a indicação dentro do partido, ele vence por 45% a 38%. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais. Sem Osmar na disputa pelo governo, buscando uma reeleição ao Senado, Alvaro Dias, venceria facilmente a eleição para governador. Na eleição para a presidência da República, o tucano José Serra confirma-se como preferido dos paranaenses. Eis os números:

Intenção de Voto

AB
1Governador - Cenário 1%
2Alvaro Dias43
3Osmar Dias27
4Orlando Pessuti6
5Lygia Pupatto3
6Melo Viana1
7Lineu Tomaz0
8Branco/Nulo/Nenhum9
9NS/NR11
10
11 Governador - Cenário 2%
12Alvaro Dias60
13Orlando Pessuti8
14Lygia Pupatto4
15Melo Viana1
16Lineu Tomaz0
17Branco/Nulo/Nenhum13
18NS/NR13
19
20 Governador - Cenário 3%
21Alvaro Dias64
22Lygia Pupatto5
23Melo Viana2
24Lineu Tomaz1
25Branco/Nulo/Nenhum15
26NS/NR14
27
28 Governador - Cenário 4%
29Alvaro Dias45
30Beto Richa38
31Branco/Nulo/Nenhum8
32NS/NR10
33
34 Governador - Cenário 5%
35Beto Richa44
36Osmar Dias32
37Orlando Pessuti5
38Lygia Pupatto3
39Melo Viana1
40Lineu Tomaz0
41Branco/Nulo/Nenhum7
42NS/NR10
43
44 Governador - Cenário 6%
45Beto Richa47
46Osmar Dias34
47Branco/Nulo/Nenhum9
48NS/NR10
49
50 Senador - Cenário 1 (soma de duas opções)%
51Osmar Dias52
52Roberto Requião42
53Gleisi Hoffman21
54Flávio Arns12
55Ricardo Barros11
56Gustavo Fruet10
57Alfredo Kaefer3
58Abelardo Lupion2
59João Elísio1
60Branco/Nulo/Nenhum28
61NS/NR18
62
63 Senador - Cenário 1 (primeira opção)%
64Osmar Dias32
65Roberto Requião29
66Gleisi Hoffman11
67Flávio Arns5
68Ricardo Barros4
69Gustavo Fruet3
70Alfredo Kaefer1
71Abelardo Lupion1
72João Elísio0
73Branco/Nulo/Nenhum6
74NS/NR6
75
76 Senador - Cenário 1 (segunda opção)%
77Osmar Dias20
78Roberto Requião13
79Gleisi Hoffman9
80Gustavo Fruet7
81Ricardo Barros7
82Flávio Arns6
83Alfredo Kaefer2
84Abelardo Lupion2
85João Elísio0
86Branco/Nulo/Nenhum21
87NS/NR12
88
89 Senador - Cenário 2 (soma de duas opções)%
90Osmar Dias54
91Roberto Requião44
92Gleisi Hoffman24
93Ricardo Barros13
94Gustavo Fruet13
95Branco/Nulo/Nenhum30
96NS/NR21
97
98 Senador - Cenário 2 (primeira opção)%
99Osmar Dias33
100Roberto Requião31
101Gleisi Hoffman13
102Ricardo Barros6
103Gustavo Fruet4
104Branco/Nulo/Nenhum7
105NS/NR6
106
107 Senador - Cenário 2 (segunda opção)%
108Osmar Dias22
109Roberto Requião13
110Gleisi Hoffman10
111Gustavo Fruet9
112Ricardo Barros8
113Branco/Nulo/Nenhum24
114NS/NR15
115
116 Senador - Cenário 3 (soma de duas opções)%
117Roberto Requião49
118Gleisi Hoffman29
119Gustavo Fruet19
120Ricardo Barros19
121Abelardo Lupion5
122Branco/Nulo/Nenhum48
123NS/NR31
124
125 Senador - Cenário 3 (primeira opção)%
126Roberto Requião40
127Gleisi Hoffman19
128Ricardo Barros10
129Gustavo Fruet9
130Abelardo Lupion1
131Branco/Nulo/Nenhum12
132NS/NR9
133
134 Senador - Cenário 3 (segunda opção)%
135Gleisi Hoffman11
136Gustavo Fruet10
137Roberto Requião9
138Ricardo Barros9
139Abelardo Lupion3
140Branco/Nulo/Nenhum36
141NS/NR21
142
143 Presidente - Cenário 1%
144José Serra46
145Dilma Rousseff18
146Ciro Gomes11
147Marina Silva7
148Branco/Nulo/Nenhum8
149NS/NR10
150
151 Presidente - Cenário 2%
152José Serra51
153Dilma Rousseff19
154Marina Silva8
155Branco/Nulo/Nenhum10
156NS/NR11
157

Rejeição

AB
1Em quem não votaria de jeito nenhum%
2Orlando Pessuti23
3Nedson Micheleti19
4Melo Viana14
5Lygia Pupatto13
6Lineu Tomaz12
7Alvaro Dias10
8Beto Richa10
9Osmar Dias7
10Nenhum33
11NS/NR11
12

Conhecimento

ABCDE
1ConhecimentoAlvaro DiasOsmar DiasBeto RichaOrlando Pessuti
2CONHECE BEM47394114
3CONHECE MAIS OU MENOS35363116
4CONHECE POUCO11151512
5CONHECE SÓ DE NOME7101231
6NUNCA OUVIU FALAR01126
7NS/ NR0000
8Total100100100100
9

Certeza de voto

ABCDE
1Certeza de votoAlvaro DiasOsmar DiasBeto RichaOrlando Pessuti
2Com certeza votaria nele3225325
3Provavelmente votaria, mas não tem certeza2425207
4Poderia votar nele23292523
5Provavelmente não votaria nele9121235
6Não votaria nele de jeito nenhum97924
7NS/NR3326
8Total100100100100
9

Apoios

AB
1Apoio de Roberto Requião%
2Aumenta a vontade de votar23
3Não muda59
4Diminui a vontade de votar16
5NS/NR2
6
7 Apoio de Lula%
8Aumenta a vontade de votar36
9Não muda50
10Diminui a vontade de votar12
11NS/NR2
12
13 Apoio de José Serra%
14Aumenta a vontade de votar26
15Não muda59
16Diminui a vontade de votar14
17NS/NR2
18
PERFIL
AB
1Região%
2Metropolitana de Curitiba33
3Norte Central Paranaense20
4Oeste Paranaense12
5Noroeste Paranaense7
6Centro Oriental Paranaense7
7Norte Pioneiro Paranaense6
8Centro-Sul Paranaense5
9Sudoeste Paranaense5
10Sudeste Paranaense4
11Centro Ocidental Paranaense3
12
13 Perfil do entrevistado%
14Masculino48
15Feminino52
1616 a 2418
1725 a 3423
1835 a 4421
1945 a 5925
2060 ou mais13
21Desde analfabeto até a 4ª série do 1º grau incompleta10
22Primário completo11
23Ginásio incompleto13
24Ginásio completo14
25Colégio incompleto8
26Colégio completo31
27Curso universitário incompleto4
28Curso universitário completo6
29Curso de pós1
30Até R$ 465,007
31De R$ 465,01 a R$ 930,0022
32De R$ 930,01 a R$ 2.325,0044
33De R$ 2.325,01 a R$ 4.650,0019
34De R$ 4.650,01 a R$ 9.300,006
35Mais de R$ 9.300,001
36Trabalha, mesmo sem carteira assinada69
37Trabalha como aprendiz, ajudante, etc.0
38Trabalhou ou tentou nos últimos 7 dias1
39Desempregado(a) sem procura ou trabalho nos últimos 77
40Dona de casa que não trabalha9
41Estudante que não trabalha3
42Aposentado(a) / no seguro11
43
A metodologia e ponderações.
Pesquisa quantitativa por amostragem, com entrevistas face a face realizadas em pontos de fluxo com eleitores do estado do Paraná. A amostra foi estratificada por quotas de localidade, sexo e idade, a partir do que foi aleatória a seleção dos entrevistados. Os dados foram ponderados por região para preservar a distribuição de eleitores no estado do Paraná, conforme dados disponíveis no TSE. O período de coleta dos dados foi de 08 a 12 de janeiro de 2010. A margem de erro geral da pesquisa é de 2,7 pontos pencentuais, em um intevalo de confiança de 95%.
O número de questionários aplicados.
A amostra foi de 1.400 casos, distribuída em 30 municípios do estado do Paraná. As entrevistas foram realizadas nos seguintes municípios: Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória

O período que foi realizada a pesquisa.
08 a 12 de janeiro de 2010.

Número do registro da pesquisa.
494/2010, registrado em 12/01/2010