sexta-feira, 24 de junho de 2011

iPhone 5 trará novo design e pode chegar em agosto


Contrariando rumores anteriores, de que o iPhone 5 seria apenas uma versão levemente melhorada do iPhone 4, novas notícias indicam que o smartphone da Apple está sendo redesenhado. Vai ficar ainda mais fino e, talvez, com perfil em forma de cunha, afinando-se ligeiramente de cima para baixo. Além disso, o anúncio pode acontecer já em agosto, em vez de setembro, como vinha sendo previsto. O blogueiro americano Boy Genius diz que a Apple, de fato, criou um iPhone 4 com pequenas modificações, chamado iPhone 4S. Ele teria sido entregue a desenvolvedores de aplicativos e pode ser o protótipo de um modelo criado para a operadora T-Mobile. Mas o verdadeiro iPhone 5 será diferente, com design realmente novo. Outro blog, This is My Next, também afirma que a Apple redesenhou o iPhone. O perfil em forma de cunha seria uma das possibilidades avaliadas pela empresa. Outra mudança seria transformar o botão Home, que leva o usuário à tela inicial do sistema iOS, numa espécie de trackpad, como os que são usados em notebooks. A vantagem disso é que o usuário faria um único gesto para ativar e destravar o iPhone, em vez de primeiro apertar o botão Home para depois deslizar o dedo sobre a tela, como acontece hoje. As notícias mais recentes também confirmam que a tela do iPhone 5 será maior que a do modelo atual, como já vinha sendo divulgado. Um tamanho provável é 3,7 polegadas. A resolução da tela deve se manter, já que mudá-la poderia trazer desnecessários problemas de incompatibilidade com aplicativos.

domingo, 19 de junho de 2011

O avião de 2050




Num evento no Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, a Airbus apresentou, sua visão de como serão os aviões em 2050. Para isso, a fabricante europeia de aviões elaborou estas ilustrações, mostrando uma cabine conceitual de aeronave. O projeto todo será exibido durante o Salão Aeronáutico de Paris, que acontece de 20 a 26 de junho. No futuro vislumbrado pela Airbus, a primeira coisa que chama a atenção é o uso de materiais transparentes na fuselagem. Nesses aviões panorâmicos, observar as estrelas e a paisagem abaixo será muito mais fácil. A Airbus diz que as paredes serão construídas com uma membrana que vai ter transparência controlada e vai ajudar no controle da temperatura. Esses materiais serão recicláveis e leves, o que trará economia de combustível. No lugar da atual divisão dos assentos em classes, a Airbus prevê que haverá zonas dirigidas a diferentes perfis de passageiros. Se alguém quiser trabalhar a bordo, por exemplo, terá ótimos recursos de videoconferência para fazer reuniões à distância. E as opções de entretenimento podem incluir até um jogo de golf virtual. Isso é importante porque nenhum fabricante anunciou que planeja construir aviões supersônicos de passageiros. Assim, as viagens intercontinentais vão continuar sendo tão demoradas quanto hoje.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Roberto Carlos quer tirar 13º andar de prédio que lançou em SP

A estreia do cantor Roberto Carlos no ramo imobiliário não é notícia apenas por mostrar o desejo do artista de diversificar seus investimentos. A superstição do cantor também chamou a atenção: Roberto Carlos quer suprimir o 13º andar do edifício que lançou na cidade de São Paulo. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o cantor deseja que a numeração dos andares pule direto do 12º para o 14º. O pedido, porém, foi rejeitado pela prefeitura de São Paulo. Roberto Carlos não se deu por vencido e continuará pleiteando a alteração. Batizado de Horizonte Home and Office, a obra será concluída em dois anos e consumirá um investimento de 200 milhões de reais. São 266 apartamentos e 80 escritórios em uma única torre. Segundo o cantor, boa parte das unidades já está reservada. As vendas ficarão a cargo de 500 corretores. Esta é a primeira obra da incorporadora Emoções, que Roberto Carlos abriu com dois sócios.

domingo, 12 de junho de 2011

A desativação das TVs analógicas

O governo vem trabalhando na ampliação da cobertura da TV digital no país como preparação para o encerramento das transmissões analógicas, previsto para 2016. O planejamento para a alocação de canais digitais de televisão estará pronto até o final de julho. O desligamento dos sinais analógicos no país deve acontecer em 2016. A expectativa é que, até lá, a cobertura da televisão digital terrestre no Brasil seja igual ou superior à cobertura da televisão analógica atual. Existem aproximadamente 6,3 mil canais analógicos outorgados, e que atendem 2,2 mil municípios. O Plano Básico de Televisão Digital, por enquanto, conta com 4 mil canais, o que permite o alcance de mais de mil municípios.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Atenção consumidores: Americanas.com não vai bem


A recente crise da Americanas.com, que teve a suspensão de suas vendas determinada pela Justiça para que possa atender os pedidos em atraso, é mais um exemplo das dificuldades enfrentadas pela B2W, a sua controladora. Quando foi criada, em 2006, a B2W assumiu imediatamente a liderança do mercado brasileiro de comércio eletrônico. Dona de sites como Submarino e Ingresso.com, a companhia é vista com cada vez mais reservas. Veja, a seguir, os principais sinais de que a B2W já viveu dias melhores:


1 – Atraso na entrega de produtos
É o principal problema da empresa. O fato se agravou tanto que nesta semana o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro emitiu uma liminar para suspender a venda de produtos da B2W no estado, por conta dos excessivos atrasos na entrega de sua controlada Americanas.com. A multa diária inicial era de 20.000 reais. Porém a empresa descumpriu a medida e continuou com as vendas. Resultado: a multa diária foi aumentada para 100.000 reais. Tudo isso evidencia problemas de logística da empresa. Procurada, a B2W não comenta casos em andamento e até o fechamento da matéria não tinha fornecido dados sobre novos investimentos. A companhia informou ter investido 74 milhões de reais nos três primeiros meses de 2011, voltados principalmente às áreas de tecnologia e logística.

2 – Campeã de reclamações dos consumidores
Entre janeiro e maio deste ano, a B2W liderou o ranking entre as empresas que mais receberam reclamações dos clientes no estado de São Paulo – o maior mercado consumidor do país. Segundo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 2.688 reclamações, ou 5,64% do total, à frente das operadoras Claro e TIM, por exemplo. Apesar de ter sido suspensa pela Justiça de vender seus produtos no Rio de Janeiro por problemas de entrega, a empresa ficou na oitava posição entre as mais reclamadas no estado – o que não significa que seus clientes estejam satisfeitos.

3 – Perda constante de participação de mercado
Criada em 2006, a B2W viveu anos de conforto. Sem concorrentes de peso no comércio eletrônico na época de sua fundação, a empresa dominava mais da metade do setor. A situação, no entanto, começou a ficar mais difícil com a chegada dos tradicionais gigantes do varejo – Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar – no comércio eletrônico, além dos milhares de sites de compras coletivas como Groupon e Peixe Urbano. Hoje, a B2W tem cerca de 30% de participação no mercado. Uma das mais recentes ameaças para a empresa é a NovaPontocom, que reúne todas as companhias de Abílio Diniz – Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio.

4 – Prejuízo nas contas
O ano começou mal para a B2W. No primeiro trimestre, a empresa teve prejuízo líquido de 1,6 milhão de reais, ante um lucro de 14 milhões obtidos um ano antes. No mesmo período, a empresa viu seu resultado financeiro líquido atingir a marca negativa em 78,7 milhões de reais, superior aos 62,3 milhões registrados no mesmo período de 2010, impactado pela reversão dos Ajustes a Valor Presente (AVP).

5 – Investimento no exterior para equilibrar resultados fracos no mercado interno
Em geral, uma empresa parte para a internacionalização quando sua posição no mercado doméstico está consolidada. A B2W, no entanto, inverte essa lógica. À medida que perde mercado no Brasil, aumenta os investimentos no exterior. Em novembro passado, a empresa anunciou que expandiria seus negócios para além das fronteiras brasileiras por meio das subsidiárias Ingresso.com e B2W Viagens para equilibrar os fracos resultados no Brasil. No período, o lucro recuou 75%.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Políticos terão 30 dias para se filiar a novas legendas, decide TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta quinta-feira (2) que políticos interessados em se filiar a um partido criado recentemente terão 30 dias, após o registro do estatuto da nova sigla na Justiça, para deixar as siglas de origem e formalizar a nova filiação. Caso esse prazo não seja cumprido, os políticos que possuem mandato eletivo podem ser considerados infiéis. A lei eleitoral não considera infidelidade os casos de mudança de legenda, por causa da criação de uma nova sigla. Dessa forma, quem respeitar o prazo estabelecido pelo TSE não poderá ser considerado infiel. A decisão do tribunal foi tomada em resposta a consulta feita pelo deputado federal Guilherme Campos (DEM-SP).O parlamentar já confirmou que irá migrar para o PSD, nova legenda em fase de criação por iniciativa do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Entre os deputados federais que devem migrar para o PSD estão filiados do DEM, PPS, PMN e PDT. Ao responder as perguntas do deputado, os ministros definiram também que só podem ser considerados filiados as pessoas que formalizarem a adesão à legenda depois do registro do estatuto do novo partido pelo TSE. “Enquanto não tiver o registro no TSE temos uma espécie de ONG, de organização da sociedade civil”, afirmou o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski. Das sete perguntas formuladas pelo parlamentar, duas não foram respondidas pelos ministros. Uma delas foi a que questionava a hipótese de o político que propôs a criação da nova sigla sobre retaliação por parte do partido de origem. Os ministros entenderam que a questão era muito genérica e precisaria ser avaliada no caso concreto. Essa orientação do TSE demonstra a necessidade de que todos os parlamentares que já manifestaram adesão ao PSD permaneçam em suas legendas de origem. " O registro de um novo partido não implica a desfiliação automática, continuam vinculados aos partidos de origem até que se efetive o estatuto [da nova legenda] no TSE. Só depois do registro do estatuto torna-se possível a filiação partidária, a qual constituiria justa-causa para desfiliação”, afirmou a ministra Nancy Andrighi, relatora da consulta no TSE. As consultas podem ser feitas por parlamentares ao TSE e servem como orientação aos demais tribunais para aplicação da lei eleitoral.