terça-feira, 30 de agosto de 2011

JBS desativará unidades

A JBS anunciou há pouco ao mercado uma série de medidas que fazem parte de mais uma etapa da estratégia de integração operacional. A principal delas é a suspensão integral das atividades da unidade de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, devido à ineficiência fiscal no Estado. A produção da planta paulista será transferida para as unidades da companhia em Mato Grosso do Sul. As ações serão colocadas em prática a partir de 1º de setembro. A JBS anunciou também a transferência do abate e desossa de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, para as unidades de Iturama e Ituiutaba, ambas em Minas Gerais; o remanejamento do abate e desossa de Maringá, no Paraná, para Naviraí, em Mato Grosso do Sul; a transferência das atividades de desossa de Água Boa e Alta Floresta, ambas em Mato Grosso, para Barra do Garças e Diamantino, no mesmo Estado, sendo que, nesta última, o abate será duplicado, passando das atuais 1.000 cabeças para 2.000 cabeças por dia; e o remanejamento da desossa de Pimenta Bueno para a unidade de Vilhena, ambas em Roraima.

domingo, 28 de agosto de 2011

Viagem de bispo Macedo e vice da Record inquieta emissora


São mais que comuns as viagens ao exterior do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal. No entanto, a semana passada tem alimentado rumores e inquietações entre funcionários da segunda emissora aberta do país. Com Macedo estão Honorilton Gonçalves, vice-presidente artístico da Record, além de outros bispos e obreiros graduados da Universal. O local da viagem não foi revelado. Especula-se que ela teria como objetivo definir mudanças na Record, tanto na programação quando em seu organograma. A viagem foi marcada logo após Macedo encerrar o seu "jejum de informação". O religioso instou os fieis a ficar entre os dias 1º e 21 de agosto sem ter nenhum contato com mídia: jornal, rádios, TVs e internet. Logo depois ocorreu a viagem, o que fez com que surgissem rumores logo publicados na internet. Na semana passada, por exemplo, um blog chegou a cravar a queda de Gonçalves da Record. Procurada, a assessoria da Universal não foi localizada. Um obreiro da igreja no Rio, que não se identificou, confirmou a viagem, mas disse não saber quando Macedo retornaria. A Record, também por meio de sua assessoria, não comentou o assunto. Gonçalves, bispo licenciado da Universal, vem sofrendo pressão nos últimos meses, pelo fato de a Record ter interrompido sua ascensão no ibope. Foi ele quem comandou o plano 'A Caminho da Liderança',lançado no biênio 2005/2006, e que se baseou numa política de maciço investimento em infraestrutura, dramaturgia e programação. Desde 2006, a estimativa é que a Record e a Universal, somadas, tenham gasto quase R$ 3 bilhões, no total (contratações, pessoal técnico, equipamentos de última geração, além da construção do RecNov e de investimentos em São Paulo etc). De 2006 a 2008 o investimento resultou em grandes resultados: a Record multiplicou seu ibope e tomou a histórica vice-liderança do SBT, se tornando a segunda rede do país. Há também descontentamento entre pastores e bispos mais conservadores a respeito da qualidade da programação da Record, e de programas como 'A Fazenda'. Estas informações foram divulgadas pelo F5, da Folha.com.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Novo prédio mais alto do mundo terá quase 1 Km de altura


Com 999 metros de altura e 530.000 metros quadrados, o Kingdom Tower foi desenhado para ser o mais recente prédio mais alto do mundo. Seu projeto supera em 173 metros o Burj Khalifa, o maior arranha-céu atualmente, e é fruto do trabalho do escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture. O prédio será a peça central da Kingdom City, uma cidade de 23 milhões de metros quadrados que abrigará casas, hotéis e centros comerciais, em Jeddah, na Arábia Saudita. Com um design assimétrico, a torre remete a uma folha brotando da terra. Com isso, os criadores quiseram passar a ideia de que tudo cresce ao redor desse lugar. Para a locomoção interna dos visitantes, o Kingdom Tower terá 59 elevadores, que servirão de observatório e vão se mover a uma velocidade de 10 metros por segundo. Além deles, o projeto prevê 12 escadas rolantes. Dentro desse gigante, irão funcionar um luxuoso hotel, escritórios, condomínios de luxo e flats. No 157º andar, será construído um terraço aberto de 30 metros de diâmetro para os visitantes desfrutarem da vista ao ar livre. A construção está prevista para terminar em 2016 e deverá custar 1,2 bilhão de dólares. Já o orçamento para toda a Kingdom City está estimado em 20 bilhões de dólares.

domingo, 21 de agosto de 2011

Aeroporto de Guarulhos está saturado. Não há mais slots para o período das 10 AM.


O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que deverá ser privatizado no dia 22 de dezembro, está com sua capacidade de novos voos esgotada de segunda a sexta-feira no período das 10 horas. A informação consta do parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) sobre a união entre as companhia aéreas TAM e LAN, que formou a Latam. Os dados são de fevereiro deste ano, mas, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mudanças de uso de "slots" (autorizações de voos no aeroporto para uma companhia aérea) são pouco frequentes. Os slots são grandes diferenciais de concorrência, por isso foram analisados pela Seae. "Dentre os aspectos relacionados ao acesso à infraestrutura, a disponibilidade de slots e sua distribuição entre as companhias são, sem dúvida, os mais importantes a serem considerados", escreveram os técnicos da Seae no documento. Além desse período crítico, em que não há disponibilidade de mais nenhuma criação de rota, há horários em que a situação está beirando uma situação complexa, mas que ainda há slots disponíveis em Guarulhos. É o caso, por exemplo, do período da meia-noite às duas horas da manhã todos os dias da semana e de domingo a quinta-feira, das 18h às 22h. Nesses horários, assim como em alguns outros isolados, a taxa de ocupação dos slots é de 60% a 80%. Os períodos mais tranquilos são das 3 horas às 8 horas da manhã, cuja capacidade de ocupação é inferior a 60% - no período de maior folga há até 41 slots disponíveis para operação. Ao fazer sua avaliação em relação ao caso Latam, a Seae afirma que, mesmo que em alguns horários a taxa de ocupação seja muito grande, é possível usar outras faixas com disponibilidades de slots, ainda que sejam menos competitivas. "O acesso à infraestrutura aeroportuária pode representar, em certos casos, restrições à entrada de uma companhia numa determinada rota, sendo uma das principais questões objeto de regulação/controle por parte das autoridades públicas, especialmente Anac", consideraram os técnicos da Seae em seu parecer. "Essas disponibilidades de slots representam uma condição necessária para que uma companhia possa ofertar, num curto espaço de tempo, voos adicionais para Guarulhos, em São Paulo. Ou seja, a posse de certo número de slots ''credencia'' aquela companhia a ser considerada uma potencial rival no curto prazo, bastando solicitar a alteração de voo. A atenção da Seae se dá pela constatação de sobreposição de rotas de transporte de passageiros de TAM e LAN no caso de saídas de São Paulo para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile). Para a secretaria, a disponibilidade de slots não pode ser vista como um fator impeditivo para que uma companhia entre nessas linhas. "No máximo, cabe a ressalva de que os horários disponíveis, dependendo do plano de voo a ser proposto, podem não ser tão bons quanto os horários já ocupados. De qualquer modo, não é possível negar que há disponibilidade de slots em Guarulhos."

sábado, 20 de agosto de 2011

A grande classe média brasileira se torna muitas vezes escrava dos supérfluos

Transcrevo aqui abaixo relato de uma jovem, onde se pode compreender que muitos de nossos paradigmas do dia-a-dia acabam por nos inserir em um redoma que muitas vezes não percebemos.

"No ano passado, meus pais tomaram uma decisão surpreendente para um casal de mais de 60 anos: alugaram o apartamento em um bairro nobre de São Paulo, enfiaram algumas peças de roupa na mala e embarcaram por um ano para Barcelona, onde meu irmão e eu moramos. Aqui, os dois alugaram um apartamento (com um terço do tamanho e um décimo do conforto do de São Paulo). Como nunca cozinharam para si mesmos, saíam todos os dias para almoçar e jantar. Com tempo de sobra, devoraram o calendário cultural da cidade: shows, peças de teatro, cinema e ópera quase diariamente. Também viajaram um pouco pela Espanha e a Europa. E tudo isso, muitas vezes, na companhia de filhos, genro, nora e amigos, a quem proporcionaram incontáveis jantares regados a vinhos. Com o passar de alguns meses, meus pais fizeram uma constatação que beirava o inacreditável: estavam gastando muito menos para viver aqui do que no Brasil, sendo que em São Paulo saíam para comer fora ou para algum programa cultural só de vez em quando, moravam em apartamento próprio e quase nunca viajavam. Milagre? Não. O que acontece é que, ao contrário do que fazem a maioria dos pais, eles resolveram experimentar o modelo de vida dos filhos em benefício próprio. “Quero uma vida como a sua, mais simples”, me disse minha mãe. Isto, nesse caso, significou deixar de lado o altíssimo padrão de vida de classe média alta para adotar um padrão de vida mais austero e justo da classe média europeia, da qual eu e meu irmão fazemos parte. O dinheiro que “sobrou” usaram em coisas prazerosas e gratificantes. Do outro lado do Atlântico, a coisa é bem diferente. A classe média europeia não tem moleza. Toda pessoa normal esfria a barriga no tanque e a esquenta no fogão, caminha até a padaria para comprar o seu próprio pão e enche o tanque de gasolina com as próprias mãos. É o preço que se paga por conviver com algo totalmente desconhecido no nosso país: a ausência do absurdo abismo social e, portanto, da mão de obra barata e disponível para qualquer necessidade do dia a dia. Traduzindo essa teoria na experiência vivida por meus pais, eles reaprenderam a dar uma limpada na casa, a usar o transporte público e as próprias pernas, a lavar a própria roupa, a não ter carro e, assim, a levar uma vida mais “sustentável”. E acreditem, não doeu nada. Uma vez de volta ao Brasil, eles simplificaram a estrutura que os cercava, cortaram uma lista enorme de itens supérfluos, reduziram assim os custos fixos e, mais leves, tornaram-se mais viajantes. Por que estou contando isso a vocês? Porque o resultado desse experimento quase científico feito pelos pais é a prova concreta de uma teoria que defendo em muitas conversas com amigos brasileiros: o nababesco padrão de vida almejado por parte da classe média alta brasileira acaba gerando stress, amarras e muita complicação como efeitos colaterais. Babás, empregadas, carro extra em São Paulo para o dia do rodízio (essa é de lascar!), casa na praia, móveis caríssimos e roupas de marca podem ser o sonho de qualquer um; só que, mesmo para quem curte estas coisas, a obrigação de manter tudo isso e administrar uma estrutura que se torna cada vez maior e complexa faz com que a pessoa se torne escrava sem se dar conta, correndo ainda o risco de estragar os filhos com esta educação terceiro mundista. E tem muita gente que aceita qualquer contingência em um emprego malfadado, apenas para não perder as mordomias da vida. Alguns amigos paulistanos não se conformam com a quantidade de viagens que faço por ano (no último ano foram 4 meses – graças também à minha vida de freelancer). “Você está milionária?”, me perguntam os amigos que moram no Brasil, que têm sofás comprados nas lojas mais caras, TV’s LED último modelo em todos os cômodos e carro do ano na garagem. É muito mais simples do que parece. Limpo o meu próprio banheiro, não estou nem aí para roupas de marca e tenho algumas manchas no meu sofá. Antes isso do que a escravidão de um padrão de vida que não traz felicidade - pelo menos, não a minha. Essa foi a maior lição que aprendi com os europeus — que viajam mais do que ninguém e são mestres na arte do saber viver sem fazer drama por ter que lavar uma louça ou arrumar a própria cama."

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prazeres da vida: Meisterstück ‘’Tribute to the Mont Blanc’’


Poucos acidentes geográficos naturais têm fascinado gerações quanto o imponente Mont Blanc. Desde que a marca foi fundada, há mais de um século, Montblanc tem sido associada ao mais alto pico da Europa, adotando o místico nome da montanha. Os seis glaciais e o pico do majestoso maciço rochoso que formam a “Estrela Montblanc” tornaram-se uma logomarca mundialmente reconhecida e um símbolo do compromisso da Montblanc com a excelência, a exclusividade e a qualidade duradoura de seus produtos. Agora, Montblanc presta homenagem ao mais impressionante monte da Europa com a Coleção “Tribute to the Mont Blanc”, que reúne uma interpretação única do célebre instrumento de escrita Meisterstück na cor branca e uma seleção de joias e artigos de couro para homens e mulheres. Celebrando a beleza natural do Mont Blanc, a coleção foi concebida com o uso das mais variadas pedras e materiais, refletindo a neve, o gelo e as superfícies rochosas do pico europeu coberto pelas neves eternas, na região dos Alpes. Cada detalhe do design e do apurado trabalho artesanal de cada peça transmite o espírito e a magnitude do Mont Blanc. Com a coleção “Tribute to the Mont Blanc”, Montblanc irá apoiar as atividades do “Pro Mont Blanc”, uma organização não governamental formada por associações ambientais, clubes e outras entidades de defesa do monte europeu. O objetivo do Pro Mont Blanc é proteger o maciço por meio de vários projetos, um dos quais inclui obter da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade, meta da qual compartilha a Montblanc.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ilha confiscada pertence ao empresário Paulo Cavalcanti, do Grupo Sasil


A ilha confiscada ontem na Bahia pela Operação Alquimia pertence ao empresário Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti, do Grupo Sasil, distribuidor autorizado da Braskem. Trata-se de uma subsidiária da Stahl Participações, que tem negócios em vários países. A informação foi dada por integrantes da Operação Alquimia. No ano passado, Cavalcanti comprou a empresa petroquímica Varient, do Grupo Odebrecht, por US$ 80 milhões, aproximadamente. A Polícia Federal suspeita que o grupo de Cavalcanti comprava produtos por meio de empresas laranjas que entravam em falência quando flagradas pela Receita. Além da ilha de 20 mil metros quadrados, a Justiça bloqueou veículos de luxo, galpões industriais, aeronaves e embarcações. Na ilha, os federais encontram barras de ouro em um cofre, várias lanchas, 15 jet ski, e algumas armas - entre as quais um fuzil e uma pistola de uso restrito das Forças Armadas, além de farta munição. Na sede da Varient, em São Paulo, funcionários disseram que a empresa não vai se manifestar. Uma funcionária, às 17 horas, bastante irritada, se identificou como faxineira e desligou o telefone.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Banda australiana AC/DC lança coleção de vinhos


A banda de rock australiana AC/DC lançará uma exclusiva coleção de vinhos com o nome de algumas de suas canções mais conhecidas. "Back In Black Shiraz", "You Shook Me All Night Long Moscato", "Highway To Hell Cabernet Sauvignon" e "Hells Bells Sauvignon Blanc" são os nomes das bebidas elaboradas pela adega australiana Warburn Estatede com a assinatura da banda liderada pelos irmãos Young, de acordo com a imprensa local. O preço desta coleção de vinhos exclusivos, que começará a ser vendida a partir do dia 18 de agosto na Austrália, ainda não foi revelado. "Será um fenômeno mundial, mas primeiro queremos nos estabilizar em nosso mercado local", afirmou Steve Donohue, gerente das destilarias Woolworths. O AC/DC, com mais de 200 milhões de discos vendidos, foi formado em 1973 pelos irmãos escoceses Angus e Malcolm Young em Sydney.

sábado, 13 de agosto de 2011

Pessuti assume vaga de Conselheiro do BNDES


O ex-governador Orlando Pessuti tomou posse na última sexta-feira (12/08) no Conselho de Administração do BNDES. O conselho é formado por onze membros nomeados pelo Presidente da República, com mandato de três anos além do presidente do Banco que tem a função de vice-presidente no órgão. São atribuições do Conselho, opinar sobre questões relevantes do desenvolvimento econômico e social do país mais diretamente relacionadas à ação do BNDES, fazer o aconselhamento do presidente do Banco sobre as linhas gerais orientadoras de sua ação, examinar e aprovar, por proposta do presidente do Banco, as políticas gerais e programas de atuação de longo prazo, entre outras. Integram o Conselho de Administração do BNDES: Fernando Damata Pimentel (presidente), Luciano Galvão Coutinho (vice-presidente), Alessandro Golombiewski Teixeira, Carlos Roberto Lupi, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Artur Henrique da Silva Santos, Roberto Atila Amaral Vieira, Miriam Aparecida Belchior e Orlando Pessuti. Mais três vagas devem ser preenchidas com indicações dos ministérios das Relações Exteriores, Indústria e Comércio e da Fazenda. O banco - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é considerado o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia. Fundado em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, atendendo com condições especiais às micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Estão sendo implementadas pela instituição, várias linhas de investimentos sociais, voltadas a educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. A solenidade foi realizada na sede da instituição no Rio de Janeiro e acompanhada pelo filho do ex-governador Moisés Pessuti. Na fotografia o ex-governador Orlando Pessuti com Carlos Roberto Lupi, Fernando Pimentel e Luciano Coutinho.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uso de cheque especial dispara (+27%)

Os brasileiros estão acessando linhas de financiamento emergenciais em ritmo recorde depois que as medidas do governo para conter o crescimento do crédito limitaram acesso a recursos de custo mais baixo. O uso do cheque especial – que chega a ter juro anual de 185% – deu um salto de 27% este ano para um total recorde de R$ 20,6 bilhões em junho, segundo dados divulgados pelo Banco Central em 27 de julho. A taxa é mais que o triplo do juro médio de 46,1%no crédito pessoal. No México, os bancos cobravam dos consumidores um juro médio ao redor de 31%em maio, de acordo com a comissão local de bancos e valores mobiliários. O BC elevou em dezembro o depósito compulsório e aumentou a taxa básica Selic cinco vezes este ano para desacelerar o crescimento do crédito que chegou a 20%e colaborou para que a inflação atingisse o maior nível em seis anos. As medidas estão aumentando os custos de financiamento para consumidores. Os brasileiros utilizam uma fatia recorde de 26%da renda para saldar dívidas, de acordo com o BC. “Em primeira instância, isso é um problema para pessoas endividadas, muitas das quais são da camada mais pobre da sociedade”, disse Roberto Troster, que já foi economista-chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e hoje comanda a Delta Consultoria. “No longo prazo, é problema do Banco Central porque o crédito não está se desacelerando de forma consistente.” Operadores do mercado de renda fixa apostam que o Comitê de Política Monetária (Copom) encerrou o ciclo de alta de juros, mesmo com o avanço das estimativas de inflação. A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro com vencimento em janeiro fechou ontem estável a 12,47%, indicando expectativa de manutenção da Selic em 12,5% pelo resto do ano. O BC elevou a taxa em 175 pontos-base este ano. A inflação implícita para os próximos dois anos, refletida na diferença de taxas entre títulos atrelados à inflação e os contratos de juros futuros, subiu para o maior patamar em três meses de 5,93 pontos percentuais na quintafeira, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 avançou 6,75%nos 12 meses até meados de julho, a maior alta desde 2005, e superior à meta de 4,5%. O volume de crédito do sistema financeiro nacional aumentou 1,6%em junho para R$ 1,83 trilhão, o ritmo mais forte neste ano. A dívida em cartão de crédito aumentou 14% para R$ 33,2 bilhões. O juro médio anual em transações com cartão de crédito estava em 238%em maio, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Isso se comparara, a uma taxa para financiamento de veículos em 30% e em 49%para o crédito pessoal, de acordo com o BC. “O aumento no uso do cheque especial e dos cartões de crédito pode ser indicação de que a demanda do consumidor tem de fazer uma pausa”, disse Flávio Serrano, economista sênior do Espírito Santo Investment Bank em São Paulo. “Mesmo com o mercado de trabalho forte, as pessoas estão com dificuldade para pagar as contas.” O desemprego caiu em junho para 6,2%, a menor taxa histórica para o mês, contra 7% um ano antes. A confiança do consumidor subiu em julho para o maior nível desde pelo menos 2005. De acordo com pesquisa do BC, a economia vai crescer 3,94%este ano, após expansão de 7,5%em 2010 que foi a mais rápida em mais de duas décadas. Em junho, a inadimplência da pessoa física ficou inalterada em relação a maio, em 6,4%, a mais elevada em um ano. Em dezembro, a taxa estava em 5,7%. Tulio Maciel, chefe do Departamento de Pesquisa Econômica do BC, disse na semana passada que o cheque especial continua “bastante restrito” como percentual do total de empréstimos e que as taxas de inadimplência devem recuar neste semestre, com o aumento de salários. A qualidade do crédito “não está deteriorando”, disse Maciel. O BC disse em nota que não comenta especulações de analistas.

domingo, 7 de agosto de 2011

Silvio Santos teria vendido Jequiti à americana Coty Beauty


Corre no mercado que o Grupo Silvio Santos vendeu a Jequiti, sua fabricante de cosméticos, para a americana Coty Beauty. A informação começou a circular na última sexta-feira (5/8), pouco depois da hora do almoço. A Jequiti negou, por meio de sua assessoria de imprensa, a transação. Já a Coty não retornou as ligações até a publicação desta nota. A Jequiti é avaliada em 1 bilhão de reais, e conta com 160.000 revendedoras cadastradas no país. Sua produção é terceirizada. A Coty Beauty é uma das maiores fabricantes de perfumes e cosméticos do mundo. A empresa foi fundada em 1904 pelo francês François Coty. Em 1992, a companhia foi comprada pela americana Benckiser Consumer Products. Além de produtos de marca própria, a Coty possui a licença para produzir perfumes e cosméticos com grandes marcas globais, como Adidas e Calvin Klein. Desde que foi descoberto um rombo bilionário nas contas do banco PanAmericano, no final do ano passado, o Grupo Silvio Santos mergulhou numa profunda crise. Para se salvar, o empresário e apresentador vendeu o banco para o BTG Pactual em janeiro. Em junho, acertou a venda da Lojas do Baú para o Magazine Luiza. A Jequiti sempre foi vista como o negócio mais promissor do Grupo Silvio Santos. Por isso, sua eventual venda já foi posta e retirada da mesa de negociações algumas vezes. Em junho, por exemplo, circulou a informação de que a fabricante de cosméticos recebera propostas de dois interessados – O Boticário e um fundo de investimentos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

“AA”, o novo clube do rating dos Estados Unidos

Os Estados Unidos deram adeus ao exclusivo clube dos países com o rating “AAA” e agora faz parte de um grupo que possui a nota de classificação de risco no nível “AA”, que conta com a participação, entre outros, da Bélgica e da Nova Zelândia. As portas foram fechadas nesta sexta-feira (05/08), quando a Standard and Poor’s rebaixou a nota de AAA para AA+, com perspectiva negativa. A agência mostrou preocupação com o ambiente político após as discussões no Congresso que quase levaram o país a dar calote em sua dívida. Os partidos republicano e democrata deixaram para o último dia a aprovação do aumento do limite de endividamento do país, que foi elevado em 2,1 trilhões de dólares. O Congresso ainda anunciou cortes de gastos no valor de 2,4 trilhões de dólares. Mesmo assim, o estrago político já estava feito. Segundo a S&P, o plano de consolidação fiscal não atinge o que seria necessário para estabilizar a dinâmica da dívida no médio prazo. “O rebaixamento reflete a nossa opinião de que a efetividade, estabilidade e previsibilidade da formação de políticas e das instituições políticas americanas se enfraqueceram em um momento de desafios econômicos e fiscais para um degrau além do que visionamos”, mostra o comunicado publicado na sexta-feira. Para as agência Moody's e Fitch, os EUA continuam com a melhor classificação possível da dívida. As informações são da Revista Exame.