sábado, 29 de junho de 2013

Argentina segura o trigo


A Argentina suspendeu a exportação de 370 mil toneladas de trigo e pretende manter 500 mil toneladas num estoque de segurança em medidas que afetam diretamente os embarques para o Brasil, que é seu principal cliente e vive um ano de oferta reduzida e consumo elevado. O quadro impulsiona os preços do cereal no mercado brasileiro e acentua a inflação dos alimentos, problema que também ocorre no país vizinho e foi o motivo do aperto nas vendas externas. A previsão é que haja restrições às exportações de trigo na Argentina até dezembro, embora o governo afaste o risco de desabastecimento. Os consumidores do Paraná estão pagando valor 35% maior pela farinha de trigo especial do que em junho do ano passado, conforme a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a Seab, com o quilo do alimento a R$ 2,29. O mercado tenta estimular os triticultores do estado, líder nacional na cultura, com cotação 50% superior à de um ano atrás, ou R$ 40 por saca de 60 quilos. O Sindicato da Panificação do Paraná defende que os índices oficiais retratam inflação maior que a realmente registrada nos estabelecimentos do setor. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o pão francês subiu 18% em um ano em Curitiba. “O trigo é o quarto item da planilha de custos das padarias”, contesta o presidente da entidade, Vilson Felipe Borgmann. E quando a farinha sobe, “os empresários ainda têm estoques, não significando um aumento imediato no preço do pão”, acrescenta. As avaliações dos reajustes do primeiro semestre estão sendo finalizadas. A importação brasileira de trigo, entre janeiro a maio, seguiu o ritmo do ano passado e se limitou a 2,96 milhões de toneladas. Como a dependência externa aumentou de 6 milhões para 7 milhões toneladas – para um consumo próximo de 10,5 milhões de toneladas –, o país terá de ampliar suas compras a partir de agora. O governo federal liberou a importação de 1 milhão de toneladas de fora do Mercosul sem cobrança de Tarifa Externa Comum (TEC) de 10%. Esse volume teve de ser dobrado e precisa ser comprado até o final de julho para que não haja incidência de TEC e aumento no custo da farinha. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), mesmo 2 milhões de toneladas de fora do Mercosul são insuficientes. Uma mudança na oferta só deve ocorrer a partir de setembro, quando engrena a colheita no Paraná. Neste momento, o plantio chega a 90% no estado num período de chuva excessiva. A tarefa mal começou em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, região que concentra 95% da triticultura brasileira. A previsão da Conab é que o Brasil colha 27% mais trigo em 2013, voltando ao patamar de 5,5 milhões de toneladas. A Argentina também tenta ampliar o cultivo de trigo, mas o plantio por lá só começa em agosto.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Johnnie Walker Blue Label em edição especial (e limitada)


Quando dois gigante se juntam é por um bom motivo, certo? Bem, nem sempre. Mas quando Johnnie Walker e Alfred Dunhill unem seus esforços a expectativa cresce. O resultado é a edição limitada do clássico Johnnie Walker Blue Label. Com giftpack especial projetada pela grife inglesa e garrafa redesenhada – o interior do frasco ganhou contornos de um mapa, o uísque ganhou ainda mais corpo. O kit, digamos assim, acompanha ainda quatro copos especiais, funil, pinças de gelo e outros apetrechos para enriquecer sua experiência. O edição conta com apenas 500 unidades no mundo. Para compensar as poucas peças, Johnnie Walker e Dunhill projetaram dois pacotes de presente adicionais mais fáceis de encontrar. A primeira é uma edição especial da garrafa inspirada viagens dos fundadores de ambas empresas pelo mundo. Já a segunda, é um embalagem mais que especial com uma garrafa de um litro da bebida. Acho que vou adquirir uma garrafa ao menos. Saúde! 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cataratas do Iguaçu são fechadas por inundações no Paraguai


As chuvas e inundações na bacia do Rio Paraná, entre Ciudad del Este (no Paraguai), Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (na Argentina), provocaram o fechamento das famosas cataratas do rio Iguaçu, compartilhado por Brasil e Argentina, informaram fontes da Armada (Marinha). As inundações já afetaram 700 famílias no território paraguaio, divulgou na quarta-feira (26/06) a Secretaria de Emergência Nacional (SEN). A água alcançou as passarelas e os binóculos fixos por onde caminham os turistas, afirmou a imprensa de Ciudad del Este, na tríplice fronteira. As chuvas contínuas que caem sobre a região desde a sexta-feira passada obrigaram as autoridades responsáveis pela hidrelétrica de Itaipu a manter as comportas abertas para deixar passar a água do reservatório. A hidrelétrica está localizada a 16 km de Ciudad del Este. A cheia incomum do rio Paraná, que é um dos maiores rios da América do Sul, afetará pelo menos duas mil famílias, ou 10 mil pessoas, apenas na região da Ciudad del Este e em localidades próximas, alertou o SEN em um comunicado. Em Ayolas, 500 km mais abaixo, nas proximidades da represa da hidrelétrica paraguaio-argentina de Yacyretá, 300 famílias foram afetadas. De acordo com uma estimativa de especialistas do governo, as casas afetadas chegarão a 800. "Funcionários municipais, policiais, bombeiros e cidadãos ajudavam a retirar as pessoas entre segunda e quarta-feira" em Ciudad del Este, informou à AFP Antonio Del Puerto, porta-voz da comunidade local. As chuvas vão começar a diminuir entre quinta e sexta-feira, mas a frente fria, com temperaturas que giram em torno de 10 graus, permanece no fim de semana, divulgaram fontes do Instituto de Meteorologia.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Berlusconi é condenado a sete anos de prisão por 'caso Ruby'

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi foi condenado nesta segunda-feira pelo Tribunal de Milão a sete anos de prisão e à inabilitação perpétua para o exercício de um cargo público por conta do caso Ruby, no qual é julgado por abuso de poder e incitação à prostituição de menores. As juízas do tribunal que julga Berlusconi em primeira instância desde abril de 2011 ditaram uma condenação para o ex-primeiro-ministro da Itália superior aos 6 anos de prisão solicitado anteriormente pela promotora Ilda Boccassini.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Paris dá adeus à Virgin Megastore, que pede falência


Coletes vermelhos usados pelos funcionários da loja Virgin Megastore, com os nomes dos empregados que os usavam e os anos que eles trabalharam para a empresa aparecem pendurados na frente da loja de Paris. Uma corte local ordenou que a empresa, que vendia livros e discos, fosse liquidada. A unidade de livros e música da Virgin Megastore, que é conhecida na França como uma varejista de cultura, disse que pedirá a falência na quarta-feira. Ela é a última a deixar a Champs depois que as redes de roupas, produtos de luxo e de exposição de automóveis assumirem o controle. A Virgin empregava 960 pessoas na França, e declarou-se insolvente em janeiro. A empresa alega que os altos custos imobiliários e a queda nas vendas de CDs e DVDs tornaram o negócio inviável. 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Kiss em Milão

Confira a entrevista do KISS ao jornal "Corriere Della Sera" antes do show em Milão, no estádio San Siro, que ocorreu ontem (18/06). Entrevista em inglês com legendas em idioma italiano. Muito bom.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Inflação volta a influenciar estilo de vida

A inflação alta já afeta o padrão de consumo das famílias. O avanço médio de 6,5% nos preços nos últimos 12 meses encerrados em maio, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, apertou o orçamento. O primeiro sinal de que os preços e o endividamento estão comprometendo a renda veio com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. O consumo das famílias, principal motor da economia brasileira nos últimos dois anos, ficou estagnado, com variação de apenas 0,1% em relação ao último trimestre de 2012. Os brasileiros voltaram a pesquisar preços com mais afinco, cortar gastos com lazer e adiar compras de bens duráveis. Atualmente as famílias estão optando por pagar as contas de dívidas contraídas nos últimos meses e priorizando as despesas ordinárias, como manutenção da casa, antes de voltar a gastar. O comportamento já afeta os resultados do comércio. Segundo dados recentes do IBGE, o varejo teve, em abril, o pior resultado em dez anos no país, com alta de apenas 1,6% na comparação anual, segundo especialistas. Uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos confirma que o consumidor também está mais seletivo na hora de comprar bens duráveis. O levantamento realizado em abril em parceria com a Fecomércio do Rio de Janeiro ouviu mil pessoas em 70 cidades brasileiras e constatou que a parcela dos que pretendem adquirir esse tipo de produto nos próximos três meses caiu de 18%, em abril do ano passado, para 15% neste ano. Carros e televisores são os itens que tiveram maior queda na intenção de compra. O porcentual dos que pretendem comprar esses produtos diminuiu de 12% para 7% no período, no caso dos carros, e de 14% para 11%, para as TVs. Beneficiados pela alíquota mais baixa do IPI, geladeiras e fogão registram aumento de intenção de compra.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fisichella pilota Ferrari 2009 em Jerusalém


Giancarlo Fisichella foi o responsável por conduzir uma Ferrari F60, modelo de 2009 da equipe italiana, em um evento nas ruas da cidade de Jerusalém. A apresentação foi assistida por cerca de 60 mil pessoas, segundo comunicado da montadora. O italiano conseguiu alcançar a velocidade de 200 km/h em um percurso de 2.800 metros dentro da cidade do Oriente Médio, além de fazer manobras e simulações de largadas. “Realmente foi uma sensação fantástica. Pilotar na frente de tantas pessoas em um lugar histórico como este foi emocionante, assim como visitar a Cidade Velha pela manhã. Foi realmente um dia memorável para mim”, disse o ex-F1, que atualmente compete no Mundial de Endurance pela AF Corse, equipe com suporte oficial da Ferrari. O evento acontece dentro do primeiro Jerusalém Peace Road Show, organizado pela administração da cidade. Nesta sexta-feira, as apresentações continuam com pilotos que competem pela Ferrari em outras categorias com modelos 430 e 458.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Eike Batista coloca seu jato à venda


Outros tempos para o polêmico empresário Eike Batista, que colocou à venda em um site o jato particular Legacy 600, o segundo melhor da sua frota. O megaempresário viu sua fortuna encolher US$ 27 bilhões desde o começo de 2012 com a derrocada das ações do Grupo EBX na Bolsa brasileira. Durante o período em que as empresas X começaram a despencar na Bovespa, Eike viu sua posição entre os homens mais ricos do mundo cair gradativamente, até sair recentemente da lista dos 100 maiores bilionários do mundo, segundo ranking da Bloomberg. Apenas nos útlimos dias as ações de empresas de Eike Batista apareceram entre as maiores quedas da Bolsa, como na quarta-feira (12/06). A petrolífera OGX (OGXP3) despencou 11,11%, a R$ 1,04, depois de ter desabado 9,3% na terça (11/06). Considerando os dois dias juntos, a empresa perdeu 19,4% no valor de suas ações. No seu melhor momento, o empresário brasileiro chegou a ocupar o 8º lugar no ranking. A ordem é vender rápido o avião, que transporta dezesseis passageiros e tem cozinha, dois banheiros e guarda-roupa. Para quem estiver interessado, Eike está pedindo US$ 14 milhões pelo jato comprado em 2008. A aeronave está à venda no site Controller.com. (Fotografia: Planespotters.net)

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Jovem cria companhia aérea retrô para quem gosta de avião antigo


Sean Burris não tem medo de altura - aliás, ele busca voar cada vez mais alto, de preferência a bordo de aeronaves dos anos 1950 e 1960. Foi a partir da paixão por aviões antigos que o estudante norte-americano de 18 anos criou sua própria empresa, a Classic Jet Tours, que vende voos em aviões retrô para pessoas que, como ele, são apaixonadas pela aviação. Burris deixa claro que não se trata apenas de um voo de turismo. "É um evento social", explicou ele à emissora americana ABC News. Quem compra uma passagem em sua empresa tem direito a visitar o avião ainda em terra, tirar fotos de suas engrenagens, encontrar os pilotos antes da decolagem e visitar a cabine para conhecer mais sobre os equipamentos - muito mais complexos que os atuais, pois os computadores de bordo não eram avançados como hoje. Até agora, a Classic Jet Tours realizou apenas duas viagens: a primeira, em 2011, com um BAC 1-11-400, um modelo da British Aircraft do final dos anos 1960 que só tem oito exemplares em funcionamento. A segunda viagem foi em maio deste ano, numa aeronave Douglas DC-8 fabricado em 1968. Sean ainda está concluindo o ensino médio, mas faz planos ambiciosos: cursar uma faculdade de administração e voar a bordo de um Lockheed L-1011. A dificuldade para por o plano em prática é que os únicos modelos em atividade estão no Paquistão.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Grupo Abril anuncia reestruturação

A Abril S.A. anunciou hoje uma reestruturação do grupo, com agrupamento de unidades de negócios. A empresa disse, em comunicado, que as mudanças têm o objetivo de aumentar o "equilíbrio entre produção de conteúdo impresso e digital" e a "racionalização dos recursos". A reestruturação cortou de dez para cinco o número de unidades de negócios da Abril. A divisão de Negócios e Tecnologia, por exemplo, agora passa a fazer parte da unidade que responde pela Exame. A estrutura da Abril passou a contemplar as seguintes unidades: Veja, Exame, Abril Segmentadas, Assinaturas e Novos Negócios Digitais. Com a nova estrutura, as divisões que estavam subordinadas à Abril Mídia passam a responder diretamente ao presidente da Abril S.A., Fábio Barbosa. A empresa anunciou também que Victor Civita Neto será o novo presidente do conselho editorial da Abril. Com a fusão de unidades de negócios, seis executivos deixaram a empresa, conforme informou a empresa em comunicado. Ao todo, cerca de 70 profissionais foram demitidos ontem, segundo apurou o Estado. Em reuniões internas, executivos da companhia disseram que 11 revistas deixarão de circular, como Playboy, Capricho e Contigo, apurou o Estado. A Abril não comentou a informação.

Apple aceitará iPhone velho como crédito para iPhone 5


A Apple poderá lançar, ainda neste mês nos EUA, um programa no qual aceitará modelos antigos de iPhone como parte do pagamento do iPhone 5. De acordo com o site Bloomberg, que divulgou o rumor nesta quinta-feira, a maçã teria firmado uma parceria com uma empresa especializada neste tipo de transação chamada Brightstar. De acordo com a Bloomberg, a Apple estaria de olho em recolher modelos já ultrapassados do smartphone com o objetivo de vendê-los nos mercados emergentes. Nestes países, a demanda por iPhone 4 e 4S segue em alta, uma vez que, para a maioria dos consumidores, o valor praticado pelo iPhone 5 é alto demais. No Brasil, o dispositivo custa 2.500 reais.
Por outro lado, a ação teria como foco incentivar que os consumidores de mercados desenvolvidos façam o upgrade para a nova versão do smartphone, que começou a ser vendido no ano passado. Assim, quem desejar trocar seu modelo antigo por um iPhone 5, poderá fazê-lo ao levar o seu dispositivo para uma loja da Apple e trocando-o por crédito pelo dispositivo atual. Este tipo de transação é comum nos Estados Unidos. Operadoras como a AT&T, lembrou a Bloomberg, oferecem até 200 dólares por iPhone 4 ou 4S. E, segundo uma fonte ouvida pela publicação, 20% dos americanos deve utilizar este método de troca para adquirir um novo smartphone. 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Imagens com estilo


A sueca Hasselblad acaba de lançar uma nova linha de câmeras intitulada Lunar. Em parceria com a Sony, a empresa deve surpreender os amantes da fotografia, já que o foco da marca sempre foi o trabalho profissional. A Hasselblad é daquelas empresas cujo legado faz toda a diferença. Seu envolvimento com fotografia começou durante a Segunda Guerra Mundial, quando criou equipamentos aerotransportados para fazer reconhecimento aéreo. No pós-guerra, suas câmeras de médio formato tornaram-se um sucesso entre fotógrafos de publicidade. Em paralelo a isso, estabeleceu uma parceria com a NASA, e ganhou ainda mais fama ao registrar as missões Apollo - incluindo o primeiro pouso na Lua, em 1969.  Curiosidade: treze câmeras Hasselblad utilizadas pelos astronautas americanos permanecem na superfície lunar. Apenas os filmes foram trazidos de volta. A nova Lunar é do tipo mirrorless, ou seja, uma câmera que mescla características compactas com as possibilidades oferecidas por lentes intercambiáveis. Seu sensor é do tipo APS, com fidelidade bem próxima à das camêras full-frame profissionais. A resolução chega a 23.4 megapixels, e o preço bate nas alturas: $ 6500 o modelo básico. Visualmente, trata-se de uma obra do centro de design da marca, sediado na Itália, e finalizada com o uso de materiais nobres ao gosto do cliente. O acabamento pode incluir madeira, couro, fibra de carbono, titânio e até ouro. Apesar do preço salgado e da série ser limitada, a Hasselblad Lunar cumpre o que promete: ser um objeto de desejo para quem não abre mão do estilo aliado à tecnologia.  

sábado, 1 de junho de 2013

Argentina segura o trigo


A Argentina suspendeu a exportação de 370 mil toneladas de trigo e pretende manter 500 mil toneladas num estoque de segurança em medidas que afetam diretamente os embarques para o Brasil, que é seu principal cliente e vive um ano de oferta reduzida e consumo elevado. O quadro impulsiona os preços do cereal no mercado brasileiro e acentua a inflação dos alimentos, problema que também ocorre no país vizinho e foi o motivo do aperto nas vendas externas. A previsão é que haja restrições às exportações de trigo na Argentina até dezembro, embora o governo afaste o risco de desabastecimento. Os consumidores do Paraná estão pagando valor 35% maior pela farinha de trigo especial do que em junho do ano passado, conforme a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a Seab, com o quilo do alimento a R$ 2,29. O mercado tenta estimular os triticultores do estado, líder nacional na cultura, com cotação 50% superior à de um ano atrás, ou R$ 40 por saca de 60 quilos. O Sindicato da Panificação do Paraná defende que os índices oficiais retratam inflação maior que a realmente registrada nos estabelecimentos do setor. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o pão francês subiu 18% em um ano em Curitiba. “O trigo é o quarto item da planilha de custos das padarias”, contesta o presidente da entidade, Vilson Felipe Borgmann. E quando a farinha sobe, “os empresários ainda têm estoques, não significando um aumento imediato no preço do pão”, acrescenta. As avaliações dos reajustes do primeiro semestre estão sendo finalizadas. A importação brasileira de trigo, entre janeiro a maio, seguiu o ritmo do ano passado e se limitou a 2,96 milhões de toneladas. Como a dependência externa aumentou de 6 milhões para 7 milhões toneladas – para um consumo próximo de 10,5 milhões de toneladas –, o país terá de ampliar suas compras a partir de agora. O governo federal liberou a importação de 1 milhão de toneladas de fora do Mercosul sem cobrança de Tarifa Externa Comum (TEC) de 10%. Esse volume teve de ser dobrado e precisa ser comprado até o final de julho para que não haja incidência de TEC e aumento no custo da farinha. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), mesmo 2 milhões de toneladas de fora do Mercosul são insuficientes. Uma mudança na oferta só deve ocorrer a partir de setembro, quando engrena a colheita no Paraná. Neste momento, o plantio chega a 90% no estado num período de chuva excessiva. A tarefa mal começou em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, região que concentra 95% da triticultura brasileira. A previsão da Conab é que o Brasil colha 27% mais trigo em 2013, voltando ao patamar de 5,5 milhões de toneladas. A Argentina também tenta ampliar o cultivo de trigo, mas o plantio por lá só começa em agosto.