segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lula será candidato a Presidência


Segundo a colunista e editora do site "Glamourama", a conceituada jornalista Joyce Pascowitch, Lula será mesmo o candidato do PT à Presidência da República. Segue nota publicada por ela no dia de hoje: "O alto empresariado brasileiro, que tinha dificuldade em dialogar com o Planalto, pode começar a ficar mais tranquilo. O candidato do PT à Presidência da República deverá ser mesmo Lula. Ele já deu como certa nesse fim de semana, para amigos mais próximos, sua intenção de voltar ao posto. No PT, a decisão é vista com bons olhos, já que o partido não concorda com várias posições da presidente Dilma Rousseff."

domingo, 27 de abril de 2014

Chevrolet lança Corvette Stingray Pacific e Atlantic


Para os aficcionados por carros esporte vem aí mais uma novidade no Brasil. Apresentado anteriormente como conceitos no SEMA Motor Show de 2013, a Chevrolet anunciou oficialmente que o Corvette Stingray com pacotes Pacific e Atlantic estarão à venda no final deste ano.O pacote Atlantic é mais luxuoso e estará disponível exclusivamente para as versões Corvertibles 2LT e 3LT, com o Z51 Performance Package. Ele terá um divisor dianteiro, bancos de cinza tubarão, rodas Chrome Torque e tapetes especiais. Já o pacote esportivo Pacific estará disponível para o Corvete 2LTe 3LT Coupes, com o Z51 Performance Package. O cliente poderá escolher entre cinco cores para o carro: vermelho, preto, branco ártico, prata e cinza tubarão. Além de listras de cetim, rodas de liga leve preta, pinças de freio em vermelho e partes em fibra de carbono. No interior, o modelo ganhou bancos esportivos, guarnição de fibra de carbono, placas na soleira e tapetes especiais. Os modelos estarão disponíveis no final do ano, mas seus preços não foram revelados.

sábado, 26 de abril de 2014

Senador Alvaro Dias na COOPERVAL em Jandaia do Sul


Acompanhei neste sábado o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) em Jandaia do Sul na COOPERVAL. Na ocasião o senador proferiu palestra aos produtores de cana-de-açucar e cooperados sobre as reformas fundamentais que o governo federal ainda deve ao povo brasileiro. Evento muito prestigiado por lideranças políticas e empresariais do Vale do Ivaí. A Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda foi constituída no dia 05 de Julho de 1980, por iniciativa de um grupo de agricultores, considerando-se as expectativas positivas do Proálcool “Programa Nacional de Álcool”, surgidas na época, uma vez que a cana-de-açúcar adquiria grande importância para o pais como nova opção de fonte energética, em função das sucessivas crises mundiais apresentadas pelo petróleo. No dia 04 de abril de 1981, houve o lançamento da Destilaria de Álcool, iniciando-se então a construção dessa indústria. Ainda em 1981, iniciou-se o projeto de plantio de cana, com 1.475,86 hectares, estabelecendo-se um plano gradativo de aumento da área plantada, atingindo-se no de 1997 a marca de 10.838,33 hectares efetivamente plantados. Para 1998 estava prevista a consolidação dos objetivos iniciais da cooperativa, com uma área de plantio de 11.616,00 hectares. Em 1989, a ALCOPAR “Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná” juntamente com o governo estadual, conseguiram para o Estado do Paraná cotas para a produção de açúcar pelas destilarias; tendo a COOPERVAL conseguido também sua cota para produzir açúcar, fato que envidou grandes esforços para início da construção da Fábrica de Açúcar. Esses esforços se viram coroados quando em 20 de julho de 1996, ocorreu esta inauguração, proporcionando à empresa, nova fonte de receitas através da exportação do açúcar, trazendo, conseqüentemente, divisas para o País. Parabéns aos organizadores.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Drones vão ampliar sinal de internet


O Google adquiriu a fabricante de drones Titan Aerospace, segundo reportagem publicada pelo Wall Street Journal. O negócio foi confirmado em um anúncio no site da empresa, mas não foram revelados os valores do negócio. A Titan, uma startup americana situada no Novo México, foi sondada nos últimos meses pelo Facebook, que teria feito uma proposta de US$ 60 milhões sem sucesso. Alimentados por energia solar, os drones da Titan Aerospace podem voar por até cinco anos sem necessidade de aterrissar. A tecnologia será integrada ao Loon, projeto do Google lançado ano passado que pretende levar sinal de internet a regiões remotas do planeta, com o auxílio de uma rede de balões. Os drones também ajudarão na coleta de fotos para o Google Maps e o Google Earth, além de contribuir com a Makani, startup geradora de energia eólica comprada pelo Google no ano passado. Um porta-voz da empresa disse ao The Wall Street Journal que “ainda é cedo, mas satélites atmosféricos podem ajudar a levar o acesso a internet a milhões de pessoas e a resolver outras situações, como problemas ambientais e auxílio a vítimas de desastres naturais”.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

AC/DC confirma o afastamento de guitarrista


Após boatos de que problemas de saúde do guitarrista Malcolm Young poderiam levar ao fim do AC/DC, a banda australiana divulgou um breve comunicado oficial nesta quarta-feira (16/04), confirmando o afastamento de Young, mas negando o fim de suas atividades. “Após quarenta anos de sua vida dedicados ao AC/DC, o guitarrista e membro fundador Malcolm Young está dando um tempo da banda por motivos de doença. Malcolm gostaria de agradecer às legiões de fãs fanáticos do grupo no mundo todo por seu amor sem fim e seu apoio. O AC/DC pede que a privacidade de Malcolm e sua família seja respeitada durante esse período. A banda continuará a fazer música”, diz o texto, postado no perfil oficial no Facebook. Os comentários sobre problemas com Young e o possível fim da banda ganharam força na terça-feira (15/04), quando o repórter Peter Ford, da rádio australiana 3AW, afirmou que o guitarrista teria deixado os colegas e retornado à Austrália com sua família, para cuidar de problemas pessoais. "Minha opinião é que não haverá turnê e que nunca mais voltaremos a ver o AC/DC tocar ou gravar de novo. Os meninos têm um pacto para não receber novos integrantes no grupo; ninguém será substituído e, quando alguém sair, o grupo acabará", disse Ford à agência EFE. Torçamos para que o AC/DC continue pois é um dos expoentes do hard rock clássico, e um dos pioneiros do heavy metal. Com informações do Portal G1.

domingo, 13 de abril de 2014

Custo do frete rodoviário sobe o triplo da inflação em cinco anos


O custo do frete rodoviário de cargas, responsável pelo transporte de 65% de todas as mercadorias do país, dobrou nos últimos cinco anos. A alta, de mais de 100% nos gastos, supera em três vezes a inflação oficial do período, que ficou em 31% no índice acumulado de 2009 até o final de 2013. Além de prejudicar as empresas do setor, o aumento também acaba pesando no bolso do consumidor final. Somente no ano passado, os custos operacionais do transporte subiram 7,9%. Os aumentos de 17,3% no gasto com diesel e de 10,2% nas despesas com salários de motoristas e ajudantes foram os fatores de maior peso. Para piorar, com estradas precárias e um plano de concessões parado, os gastos mais altos não vieram acompanhados de produtividade. Como o frete não é tabelado, não há como medir quanto de fato foi repassado por transportador, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). A associação informa que, de acordo com uma sondagem feita com 132 empresas do ramo, a maioria repassou um aumento de 5% no valor do frete ao longo do ano passado – um pouco menos do que a inflação do período. “É impossível absorver altas tão persistentes. O transporte representa quase metade do preço de alguns produtos da cesta básica”, afirma o membro do conselho de infraestrutura da MV Logística Sebastião Almagro. “Parte disso explica porque esses produtos são campeões da inflação", completa. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), Gilberto Cantú, o setor enfrenta uma dificuldade ainda maior para tentar diminuir os custos. “Os fornecedores de insumos são monopólios ou oligopólios, o que complica a negociação. Somente a Petrobras fornece o diesel, são poucas empresas de caminhões e de pneus, por exemplo. Não tem como escapar.” Altas nos preços à parte, a baixa produtividade do setor também encarece as operações. “O maior problema é o custo do minuto parado. Ele dobrou nos últimos anos”, afirma o presidente da transportadora Cargolift, Markenson Marques. Os principais motivos são portos e estradas sobrecarregados, além das mudanças na legislação que, visando uma maior segurança para os motoristas, acabaram encarecendo as operações e aumentando o tempo das viagens. “São mudanças necessárias, mas que impactaram sensivelmente nas planilhas de custos das empresas”, afirma o diretor técnico executivo da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis. Segundo ele, a maior parte das empresas consegue apenas 2% de rentabilidade sobre as vendas – proporção considerada muito baixa para a atividade. Por isso, inclusive, segundo a associação, a média do endividamento das transportadoras chega a 60% do capital da empresa, enquanto o saudável seria um patamar de 35%. As informações são do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Integrantes originais do Kiss se reúnem pela primeira vez em 14 anos no Hall da Fama do Rock


Os fãs do Kiss podem não ter a apresentação com os integrantes reunidos que eles esperaram para o Hall da Fama do Rock and Roll, realizada na noite da última quinta-feira (10/04) mas os quatro membros originais ao menos subiram ao palco juntos para os discursos de agradecimento, na primeira aparição pública desde a conclusão da parte norte-americana da turnê Farewell Tour, em outubro de 2000. Apesar da infinita troca de acusações através da imprensa durante os últimos meses, o quarteto formado por Gene Simmons, Paul Stanley, Peter Criss e Ace Frehley foi bastante atencioso um com o outro. Peter Criss falou primeiro, agradecendo a todos, dos “motoristas dos caminhões da banda” até o “médico que me salvou do câncer de mama”. O antigo baterista também comemorou a icônica maquiagem. “Com ou sem a maquiagem, eu sempre serei o catman [ou “homem gato”, em alusão à maquiagem].” O guitarrista Ace Frehley falou na sequência. “Quando eu tinha 13 anos, eu peguei a minha primeira guitarra. E sempre achei que seria algo grande. A vida tem sido boa para mim. Torço para que tenha mais 10 ou 20 anos para seguir”. Até Stanley – que recentemente acusou seus antigos companheiros de banda de antissemitismo – decidiu focar nos fãs da banda. “Aqui estamos nós hoje à noite, entrando para o Hall da Fama, basicamente pelas coisas pelas quais fomos sempre deixados de fora”, disse Stanley. “As pessoas compram os discos. As pessoas definem quem deve ser indicado ou não.” Tommy Thayer e Eric Singer, atuais integrantes do Kiss, sentaram-se no público ao lado do antigo guitarrista Bruce Kulick. A recusa do Hall da Fama em deixá-los entrar para o seleto grupo, ao lado de outros antigos integrantes, deixou Stanley em indignado. “Eu não preciso do Hall da fama”, disse ele recentemente à Rolling Stone EUA. “E se não é recíproco, eu não me interesso. Com o Red Hot Chili Peppers, praticamente todos os integrantes foram indicados. E, virtualmente, todos os 175 integrantes do Grateful Dead. A regra não se aplica a todos.” Inicialmente, o grupo gostaria de se apresentar com a formação atual, mas foi-lhes dito que não seria uma opção. “Nós ouvimos: ‘gostaríamos de Ace e Peter de maquiagem’”, disse Stanley. “E nós dissemos: ‘Isso não vai acontecer’. Aquela banda já não existe. Eu pergunto como Ace e Peter ficariam com aquelas roupas. Nós passamos 40 anos construindo algo e para dissipar tudo o que fizemos, para confundir e mandar mensagens confusas? Oferecemos para tocar com Tommy e Erice, então, chamar Ace and Peter para se juntarem a nós.” Criss e Frehley deixaram bem claro que boicotariam a cerimônia se outros músicos estivessem usando as maquiagens deles. “Eu não vou ser desrespeitado”, disse Criss à Rolling Stone EUA. “Como eles podem me colocar no Hall da Fama e então me mandarem sentar em um canto enquanto outro cara coloca a minha maquiagem e toca? Isso é uma injustiça. Para os fãs, inclusive.” O mero fato dos quatro terem se juntado no palco foi um pequeno milagre e, possivelmente, esta será a última vez que eles serão vistos juntos. Veja o video do KISS na cerimônia aqui logo abaixo:


Câmara aprova liberação de emagrecedores


Os deputados federais aprovaram o projeto que libera a venda de medicamentos contra obesidade no Brasil. Em 2011, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia proibido o uso das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol. Hoje, a venda de fórmulas à base de sibutramina tem restrições severas. O texto aprovado pelos deputados anula os efeitos da resolução e possibilita que esses inibidores de apetite voltem a ser comercializados. A proposta ainda seguirá para votação no Senado. Ao proibir o uso dos medicamentos, a Anvisa argumentou que não foram apresentados estudos clínicos que comprovassem a eficácia. É nesse ponto que especialistas criticam a decisão da Câmara. Para o gerente da Central de Medicamentos do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Jackson Rapkiewicz, a competência para liberar a utilização desses medicamentos deveria ficar exclusivamente sob responsabilidade da Anvisa. “Estudos indicam que esses medicamentos podem provocar dependência e são estimulantes, que podem afetar o sistema nervoso central, causando ansiedade e insônia”, afirma. Além disso, Rapkiewicz afirma que os remédios podem causar danos no sistema cardiovascular. “Quem já sofre com obesidade tem riscos maiores de ter problemas cardíacos”, exemplifica. A médica Keti Patsis, integrante do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), afirma que é uma ilusão que o remédio emagreça a pessoa. “Se fosse assim não existiriam médicos gordos. Esses medicamentos seriam úteis para apenas algumas exceções”, ressalta. Segundo ela, permitir a venda dos inibidores de apetite tem um ponto positivo, já que muitas pessoas compram os remédios em mercado negro. “Tomam esses medicamentos sem prescrição médica e fiscalização. O que temos que fazer é investigar médicos que receitem de forma equivocada esses medicamentos”, diz. O deputado Henrique Fontana (PT-RS), médico, se posicionou contra a aprovação da proposta. Para ele, a Câmara dos Deputados não tem condições técnicas para tomar tal decisão. “É óbvio que todos nós queremos que os obesos tenham o tratamento qualificado, mas será que o parlamento tem condição de fazer este tipo de análise técnica?” O autor da proposta, Beto Albuquerque (PSB-RS), que é advogado, argumentou que a medida causou insatisfação na classe médica, como um retrocesso no tratamento dos obesos no país. “Tiraram a caneta do médico para definir o tipo de tratamento adequado. A sustação [da resolução] que estamos fazendo aqui é temporária e vai obrigar um debate técnico sobre a questão”, disse. As informações são do jornal Gazeta do Povo.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Passaredo 'abandona' malas para poder voar com tanque mais cheio


Em dificuldades financeiras, a Passaredo deixou de levar no avião, por economia, as bagagens dos passageiros. O problema ocorreu em ao menos dois voos da empresa entre Guarulhos e Vitória da Conquista (BA), em fevereiro e março deste ano. "Cheguei lá e mais da metade das bagagens não tinha ido. A companhia alegou questão de peso", disse Elza Medeiros Carneiro da Silva, que pegou o voo em 20 de março. Com o marido dela, que voou em 1º de fevereiro, nenhuma mala chegou com o avião. As bagagens foram deixadas para trás porque a Passaredo não está abastecendo seus aviões em Vitória da Conquista. Assim, a companhia tem que carregar mais combustível no avião para conseguir chegar até Salvador, a etapa seguinte do voo. Há outro fator: segundo a Passaredo, em dias muito quentes, em que o consumo é maior, o avião é abastecido com mais combustível. Como não dá para encher o tanque e levar todas as bagagens ao mesmo tempo, as malas ficam para depois -por exemplo, para o dia seguinte, em um voo que não estiver cheio. A companhia aérea classificou os problemas de "pontuais" e diz que reduziu o número de assentos à venda no avião (62, em vez de 70), de modo a atenuar o problema. Segundo um piloto e um ex-piloto da Passaredo, a companhia deve à fornecedora de combustível de Vitória da Conquista. Por isso, não abastece os aviões ali. Distribuidora de combustível no aeroporto local, a Oeste disse à Folha que não recebe da Passaredo desde 2012. A companhia aérea não respondeu se deve ou não para a Oeste. Disse que a empresa cobra três vezes mais em relação ao preço praticado em outros aeroportos. A Azul também faz voos para Vitória da Conquista e abastece regularmente com a Oeste, diz a distribuidora. Questionada, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que irá fiscalizar a empresa para verificar se, ao deixar a bagagem para trás, a Passaredo cometeu alguma irregularidade.

sábado, 5 de abril de 2014

Destaque de capa da Frizz Magazine, Maria Victória Barros esteve em Apucarana neste sábado


Tive o privilégio de receber juntamente com meu irmão, José Nilson Sacchelli Ribeiro, a bela, simpática e competente Maria Victória Borghetti Barros - destaque da matéria de capa da Frizz Magazine edição de março - acompanhada de seu pai, o ex-Secretário de Indústria e Comércio do Paraná,  ex-deputado federal e ex-prefeito de Maringá, Ricardo Barros (PP), em almoço aqui em Apucarana. Maria Victória é a presidente do Partido Progressista (PP) Jovem do Paraná. Uma das bandeiras do partido é o combate ao consumo de drogas, principalmente, o crack. Patrocinada pela Fundação Milton Campos, uma entidade privada, sem fins lucrativos, de pesquisas e estudos políticos, a ala promove palestras e ações sobre o combate e prevenção às drogas, com pessoas da comunidade, professores, estudantes, crianças e jovens. "Penso que a Educação é o princípio de tudo para a criança e o jovem. A instrução, em casa e na escola, é muito importante", destaca. Confiram a matéria completa na Frizz Magazine, que está circulando em todo o Paraná.

Aos 66 anos morre o ator José Wilker


O ator e diretor José Wilker morreu, aos 66 anos, na madrugada deste sábado (5) no Rio. Ele sofreu um infarto. Wilker ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro", em que interpretou o personagem-título, e "Senhora do destino", em que interpretou o bicheiro Giovanni Improtta. No cinema, fez filmes como "Bye bye Brasil" e viveu o Vadinho de "Dona Flor e seus dois maridos". Wilker morreu no apartamento da namorada, Claudia Montenegro, em Ipanema, Zona Sul. Segundo o produtor e amigo Cláudio Rangel, o velório está previsto para começar por volta das 23h deste sábado, de acordo com a liberação do corpo, e seguirá até as 15h de domingo (6), aberto ao público. Até as 17h15, o local do enterro ainda não havia sido definido. Sua última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à vida", de Walcyr Carrasco, no papel do médico Herbert. Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseada no livro "Gabriela Cravo e Canela",  de Jorge Amado. Na versão original, exibida em 1975, havia feito Mundinho Falcão. Na TV Globo, participou de quase 30 novelas. Lamento muito. E adianto, "Roque Santeiro " é uma de minhas telenovelas favoritas, nada que se possa comparar com as "emporcalhadas" novelas de hoje em dia.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Para Requião financiamento empresarial de campanha é imoralidade


“Um dos grandes problemas, se não o grande problema da legislação eleitoral brasileira é o financiamento privado de campanha. As empresas não são eleitoras, não são cidadãs. São constituídas para produzir e fundamentalmente ganhar dinheiro. Quando as empresas financiam candidatos com milhões de Reais é porque elas querem com o candidato eleito viabilizar lucros fantásticos às custas do Estado”, afirmou o senador Roberto Requião (PMDB/PR) nesta quinta-feira (03/04). Para Requião, o candidato financiado por empresa acaba sendo o parlamentar da empresa. “Quem não concorda com o fim do financiamento de empresas no processo político, não quer mudar nada. Quer continuar com o processo corrupto de domínio do capital sob o parlamento”, opinou. O senador também defende que, no caso de uma doação privada, a informação apareça em tempo real no site do Tribunal Superior Eleitoral. Requião citou como exemplo da relação promíscua do financiamento privado de campanhas a eleição do governador do Paraná, Beto Richa, que recebeu R$ 3 milhões de concessionárias de pedágio nas suas últimas eleições. “Ele ganhou a eleição (para governador) e imediatamente retirou todas as ações contra o pedágio que meu governo tinha colocado em juízo para moralizar ou acabar com a história do pedágio mais caro do mundo no Paraná”, relatou. “O financiamento empresarial de campanha é uma imoralidade, uma tragédia, e submete o Executivo não ao povo, mas aos financiadores”, disse Requião, contando que apresentou um projeto para acabar com este tipo de financiamento, que foi aprovado e agora passa a tramitar no Senado e depois segue para votação na Câmara dos Deputados.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Encontro com o senador Aécio Neves


Hoje aqui em Brasília encontrei-me com o ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves que teceu elogios à nossa revista Frizz Magazine. Discutimos o panorama político para as próximas eleições. O senador Aécio Neves é líder do PSDB no Senado Federal e pré-candidato à presidência da República nas próximas eleições pelo PSDB.