sábado, 8 de dezembro de 2007

Fim do "Eldorado Brasileiro" ?

A notícia de que os Estados Unidos não são mais o Eldorado brasileiro foi parar no The New York Times na semana passada. Reflexos do sonho desfeito são sentidos em várias cidades do leste mineiro. As razões são variadas. A desvalorização do dólar tornou mais atraentes os salários no Brasil. E a quebra do mercado imobiliário dos EUA abalou a construção civil, setor que mais contratava mão-de-obra brasileira. Do ponto de vista burocrático, são raros os Estados americanos que renovam carteira de motorista de estrangeiros. Para piorar, empresários passaram a exigir seguro social, que imigrantes ilegais não têm. Quem não tem esses documentos fica mais sujeito a ser pego pela fiscalização e deportado. A resistência aos imigrantes desde o 11 de setembro também fez a repressão policial crescer. Aumentou muito o risco de ser preso. Essa pressão fez com que os próprios empresários passassem a dar calotes nos imigrantes. Neste ano, são quase 500 casos. Por tudo isso, já há dificuldade até para conseguir passagens aéreas. Agências de viagem dizem que vôos estão lotados até fevereiro. A maioria só de vinda para o Brasil.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dono do GOOGLE se casa no Caribe

Larry Page, 34, co-fundador da Google, vai casar neste final de semana com Lucy Southworth. O lugar da festa do bilionário será a ilha de Necker no Caribe, propriedade do também bilionário Richard Branson, aventureiro, dono da Virgin e padrinho de Page. Serão 600 convidados super-ricos, superpoderosos e superfamosos, entre os quais Bono e o casal Bill e Hillary Clinton, segundo o jornal The Times.
A futura Senhora Google tem 27 anos, faz doutorado em informática biomédica na Universidade Stanford e é mestre em ciência em Oxford. E sua família tem ligações com o presidente dos EUA, George W. Bush, segundo informações do Estadão.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Brasil e Microsoft lideram operação contra pirataria

As autoridades do Brasil e de outros 11 países fizeram nesta quarta-feira, 5, a maior operação contra a pirataria de informática da história da América Latina, desarticulando dezenas de redes de falsificação de programas, informou a Microsoft. Além do Brasil, as operações aconteceram em Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, após seis meses de investigações, disseram à EFE fontes da empresa. As quadrilhas desarticuladas distribuíam cópias pirateadas pela internet e falsificavam alguns dos produtos mais populares da Microsoft como os sistemas operacionais Windows Vista e Windows XP, Windows Server e as aplicações Office 2007 e Office 2003. Foi a primeira ação coordenada de autoridades policiais e judiciais de países latino-americanos contra a pirataria. Na operação foram apreendidas 96 mil cópias dos produtos que correspondem a US$ 10,8 milhões em preços dos programas legalizados. A América Latina é uma das regiões do mundo com maior índice de pirataria, segundo um estudo mundial divulgado em maio pela organização Business Software Alliance (BSA) e pela consultoria IDC. Os dados do relatório indicam que em 2006 a porcentagem de pirataria na América Latina ficou em 66% contra 35% da média no mundo. Hardoy estimou em US$ 3 bilhões as perdas anuais geradas pela pirataria de software na América Latina. Apesar disso, a região diminuiu em 2% o índice de pirataria entre 2005 e 2006 - a maior queda mundial.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Táxis de SP ganham canal de TV próprio

Começou com os ônibus e depois veio o metrô paulistano. Agora, são os táxis da cidade que ganham uma emissora de TV. A novidade, batizada de TV Taximania, está no ar desde o início do mês em 100 veículos que circulam pela região das Avenidas Brigadeiro Faria Lima, Luís Carlos Berrini e Hélio Pellegrino, na zona sul. Até o fim do mês, pelo menos mil táxis de todas as regiões de São Paulo devem circular com a TV, segundo a Taximania - empresa que criou o sistema e mantém a programação. Ela dura 25 minutos e tem pequenos programas com dicas de eventos, moda, turismo e beleza, apresentados pelo ator Otaviano Costa, da Rede Record, com participações da atriz Virgínia Novick e do comediante Oscar Pardini, entre outros. A meta é expandir, depois de 2008, a TV para a maioria da frota paulistana, de 36 mil táxis. A nova mídia contorna um vácuo criado pela Lei Cidade Limpa para o setor de propaganda: a proibição da publicidade externa nos táxis. Diante do veto de uso de prismas, banners e cartazes de propaganda sobre os veículos, nas laterais e nos vidros, a solução foi migrar para dentro dos carros. Para se ter uma idéia apenas com o sistema de TV implementado em 140 ônibus, a Bus TV, a SPTrans arrecada, por ano, R$ 1 milhão.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Vice-presidente pede boicote a "conversor para TV Digital"

O vice-presidente da República, José Alencar, recomendou nesta segunda-feira, 3, que a população boicote o aparelho conversor para a TV digital para "fazer com que o preço caia no seu lugar". A TV digital foi lançada neste domingo, 2, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, mas o aparelho conversor chega ao mercado com um preço bem acima do que o governo esperava e anunciava - de aproximadamente R$ 500 a R$ 1 mil.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Corinthians é rebaixado e Fluminense acaba em quarto

O Corinthians da equipe do técnico Nelsinho Baptista só empatou com o Grêmio por 1 a 1, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, e não conseguiu evitar o rebaixamento à Série B. O time quatro vezes campeão brasileiro acabou ultrapassado na tabela de classificação pelo Goiás, que venceu o Internacional, em Goiânia, e fechou o Campeonato Brasileiro com apenas um ponto de vantagem para o rival paulista e fora da zona de degola. Além do Corinthians, o Paraná, que perdeu do Vasco, também vai estar na Série B em 2008. A queda fez o Corinthians terminar de maneira trágica o ano mais vergonhoso da história do clube, com problemas dentro e, principalmente, fora de campo, já que em 2007, o clube passou mais tempo nas páginas policias, com inúmeras denúncias que decaíram sobre o então presidente Alberto Dualib e o seu vice, Nesi Curi, que, entre outras coisas, respondem por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Do outro lado nem parecia que Santos e Fluminense já haviam definido suas situações dentro do Campeonato Brasileiro e que já estavam classificados para a Taça Libertadores. Num duelo movimentadíssimo e que marcou a despedida do zagueiro Antonio Carlos, os cariocas venceram por 4 a 2, na Vila Belmiro. Apesar do tropeço, os paulistas terminam como vice-campeões Nacional-07, graças à derrota do Flamengo para o Náutico por 1 a 0, no Recife. O Santos encerra sua participação com 62 pontos, um à frente do Flamengo. Por isso vai receber uma boa bonificação. Os paulistas ganharão do Clube dos 13 R$ 1,125 mi. Já o Fluminense, que acabou um jejum de 14 anos sem vencer o rival no Estado de São Paulo, ficou em quarto lugar, com 61 pontos, e faturará R$ 800 mil.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Escândalo na MEGA SENA ??

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA. Mal começaram as investigações e pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre eles, funcionários, auditores, ligados diretamente ao governo. Eles fraudavam o peso da bola de sorteio manipulando os números desejados por eles aliás como já havia acontecido no jogo 'TOTO BOLA'. Colocavam 'laranjas' para jogar, em diferentes estados. Não parece estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando aparecia o prêmio apenas uma pessoa ganhava, e geralmente em algum lugar do país bem distante. Segundo as reportagens tinha membro da quadrilha com 4 Bilhões em contas de paraísos fiscais. Aquele que menos possuía tinha 8 milhões. Na TV, segundo um amigo, só passou uma vez no Jornal da Record, e na BAND. O povo precisa saber e conhecer melhor situações como essa.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

CPMF e turbulência podem adiar políticas

As incertezas no mercado financeiro internacional e na votação da CPMF, o imposto do cheque, podem suspender o anúncio da nova política industrial e a adoção de medidas na área cambial, destinadas a frear a valorização do real. Esse é o conselho que economistas de dentro e de fora do governo estão dando nos últimos dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Guido Mantega, da Fazenda. Para um assessor do presidente Lula que não quis se identificar, o adiamento é o mais prudente no momento, por causa das dúvidas quanto à aprovação da CPMF e a um agravamento das turbulências no mercado global, revelando que o governo já trabalha com a hipótese de derrota no Senado. A nova etapa da política industrial do governo Lula prevê corte de impostos de R$ 5 bilhões no próximo ano e tem lançamento previsto para o início de dezembro. Já o pacote de medidas cambiais está em fase de estudo no Ministério da Fazenda, que ainda não definiu o seu formato final nem o momento adequado para sua edição. Entre as medidas em análise, mas ainda sem decisão, estão o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na entrada de capital externo e o fim da isenção de Imposto de Renda na compra de títulos públicos por estrangeiros. O argumento dos economistas que sugerem ao governo a suspensão das medidas é que um agravamento das turbulências poderia levar o dólar a mais de R$ 2 e que o fim da CPMF geraria um problema fiscal. Dentro da equipe econômica, por sinal, esses são os dois únicos fatores apontados como elementos de risco para a economia em 2008, quando o governo espera um crescimento de 5% do PIB. A avaliação atual é que a crise do setor imobiliário americano será mais sentida no próximo ano, mas não deverá provocar uma recessão americana nem abalar a economia brasileira. Mas pode levar a um freio natural na valorização do real, dispensando a necessidade de baixar medidas na área de câmbio, medidas que a própria equipe econômica não tem segurança de que seriam suficientes para apreciar o dólar em relação ao real, diante de experiências de outros países que adotaram esse caminho. Diante dessa avaliação, a tendência é que o governo possa manter a linha de baixar medidas compensatórias para os setores prejudicados com a competição de produtos importados, como já fez com o têxtil e o calçadista. No caso da CPMF, o governo ainda crê que terá condições de aprovar a sua prorrogação. Só que hoje o Planalto já trabalha com a hipótese, antes descartada, de ser derrotado.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Novas regras para SISBOV irritam pecuaristas

Parlamentares e dirigentes do setor privado reagiram de maneira negativa à confirmação das alterações no sistema de rastreamento bovino (Sisbov) feita ontem pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Parte do setor privado quer punição para "fraudadores" e "incompetentes". E os congressistas acusam o governo de privilegiar os frigoríficos na disputa interna da cadeia produtiva da carne bovina. "O ministério está fazendo o jogo dos frigoríficos. É uma postura cínica, hipócrita, que coloca o Sisbov como facultativo, mas que, no fundo, é obrigatório", atacou o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ele anunciou ontem que a Comissão da Agricultura convocará o ministro Stephanes a comparecer a uma audiência pública no próximo dia 13 de dezembro para esclarecer as modificações. Caiado quer transformar as regras do Sisbov, atualmente previstas em portaria, em lei modificável somente com aprovação do Congresso. Pelas novas regras do Sisbov, pecuaristas e indústrias exportadoras de carne bovina para a União Européia serão obrigados a adotar um documento eletrônico de trânsito animal com a integração dos dados dos sistemas estaduais por lote (GTA) e dos registros individualizados do Sisbov (DIA). Em comunicado aos frigoríficos habilitados a exportar para a UE, o ministério reafirmou normas em vigor no Sisbov, como a restrição de abater somente gado com permanência mínima de 90 dias em áreas habilitadas e 40 dias na última fazenda. Além disso, o pecuarista que receber gado de áreas não-habilitadas não podem vender nenhum animal a frigoríficos habilitados por 90 dias. O documento, assinado pela Secretaria de Defesa Agropecuária, justifica a decisão pela identificação de "inconformidades que podem comprometer o fluxo" das vendas ao bloco europeu. Parte do setor privado considera "redundantes" as medidas confirmadas. "O Sisbov é uma maluquice, o brinco é ridículo, mas se o Brasil ofereceu as regras, tem que cumprir. O que será feito agora era para ter saído do papel há três anos", diz o pecuarista Pedro de Camargo Neto, presidente da associação dos exportadores de suínos (Abipecs). "Espero que o ministro demita os incompetentes que nos levaram a essa situação de risco e puna as empresas fraudadoras".

PAC-MAN para iPOD

Cuidado com os fantasmas! A Namco lançou uma versão do jogo Ms. Pac-Man para o iPod, que pode ser comprada na loja do iTunes por US$ 4,99. Tem 256 fases e três níveis de dificuldade. O jogo clássico que muitos de nossa geração (áureos anos 80) jogaram no antigo ATARI da Polivox ou no Odissey como o "similar" de nome "come-come", comemora neste ano seu 25.º aniversário. Enquanto joga, o usuário pode ouvir a trilha sonora original ou alguma música armazenada no seu iPod.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

PSDB: correção de rota para juros e câmbio

Cerca de 1,2 mil tucanos são esperados amanhã, em Brasília, para o congresso no qual o PSDB espera marcar o início da virada que o levará de volta ao Palácio do Planalto, em 2010. Ontem, o deputado José Aníbal (SP) divulgou o texto final do "Manifesto PSDB 2007", que traça as linhas mestras de um futuro governo tucano. O partido propõe o desmonte "da armadilha fiscal e monetária" em que estaria aprisionado o atual governo. "Nuvens se acumulam no horizonte enquanto a economia parece voar em céu de brigadeiro, ainda que a baixa altitude", diz o manifesto. "O PSDB, mais uma vez, deve estar preparado para a difícil tarefa de corrigir o curso da economia (...)", não soube aproveitar uma conjuntura internacional favorável, "como não se via há uma século", e preferiu "hipotecar o futuro à comodidade do presente" - os juros, afirma, foram mantidos "desnecessariamente elevados" e o câmbio "excepcionalmente avaliado". O Congresso e a convenção do PSDB podem terminar com uma grande manifestação de repúdio à idéia de um terceiro mandato para Luiz Inácio Lula da Silva. No manifesto, o assunto merece algumas linhas. "Ambições futuras podem vir a golpear a democracia, como ocorre em países vizinhos onde o continuísmo de pseudo-salvadores da pátria desvirtua as regras da verdadeira representação e participação popular - estaremos atentos para não deixar que isso aconteça". O texto tucano foi escrito a varias mãos, sendo formatado por Eduardo Graeff, um dos responsáveis pelos discursos de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) na Presidência da República. FHC foi um de seus principais inspiradores, mas há também sugestões dos governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, os dois potenciais candidatos do partido a presidente.Na questão da política monetária, o PSDB acusa o governo Lula , entre outras coisas, de deixar "os gastos correntes do governo federal correr soltos, engolindo o aumento da carga tributária e a margem de recursos públicos para investimento"; transferir "para Estados, municípios e empresas estatais o esforço de geração de superávits primários" e de "submeter as agências reguladoras a uma mistura de estatismo, empreguismo e incompetência que afugentou os investimentos privados em infra-estrutura". "Prepara desse modo a herança - esta, sim, maldita - com a qual o Brasil terá de se haver nos próximos anos". Para o PSDB, o PT está dilapidando a herança deixada pelos tucanos. Notamos perfeitamente nós brasileiros que a política monetária petista é uma cópia mal-feita da política econômica do PSDB nos anos FHC. Como sabemos existem muitos problemas varridos para "debaixo do tapete", dentre eles altas taxas de juros e excessiva valorização cambial,e como sabemos: juros machucam mas câmbio mata.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Venezuela no MERCOSUL ? Viável ? Factível ?

A audiência pública da Comissão de Constitução e Justiça (CCJ), na Câmara, esquenta o debate sobre a situação da democracia na Venezuela e na América Latina. A audiência precede a votação, marcada para esta quarta-feira, 20, na comissão, do projeto que prevê a inclusão da Venezuela no Mercosul. Na defesa da aprovação da proposta, o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, argumentou que a Constituição brasileira estabelece a não intervenção e a autodeterminação das nações. A Venezuela está em uma trajetória de "violação dos princípios básicos da democracia", como a quebra dos direitos civis, políticos e econômicos e as ameaças de Chávez, feitas recentemente, de revisão das relações de Caracas com empresas e bancos espanhóis. As ameaças do presidente venezuelano foram feitas depois do incidente em que o rei da Espanha, Juan Carlos, durante a Cúpula Iberoamericana, em Santiago (Chile), mandou o presidente venezuelano calar a boca.O exame do ingresso da Venezuela no bloco se arrasta desde março e poderá sofrer novo revés na CCJ da Câmara se seus membros acompanharem o parecer do relator, deputado Paulo Maluf (PP-SP). Apesar de favorável ao ingresso do país vizinho no bloco, Maluf faz restrições a Chávez. Maluf indicou que a reeleição presidencial sem limites, que Chávez impulsiona dentro de uma reforma constitucional, se choca com a cláusula democrática do Mercosul, vigente desde 1998, e que estabelece que a plena vigência do estado de direito é condição essencial para pertencer ao bloco. Após a tramitação na CCJ, o projeto segue para votação no plenário da Câmara e, em seguida, vai ao Senado. A discussão para a votação do projeto deixou o âmbito das relações econômicas e comerciais para se transformar em um debate sobre a democracia na Venezuela e na América do Sul. Partidos de oposição argumentam que a Venezuela não cumpre a cláusula democrática para integrar o bloco. Governistas dizem que o Congresso brasileiro não pode julgar se há ou não democracia em outro País. Particularmente penso que um governo confuso e pseudo-democrata não tem direito algum para adentrar o também confuso MERCOSUL. E antes de discutir-se esse mérito deveríamos corrigir as falhas horrendas que estão nas normas que o regem...

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Propaganda poluída essa da Petrobrás...

Achei este comentário do Jornal Folha de São Paulo muito importante para que saibamos a farsa escondida por de trás das belas propagandas da Petrobrás, e então aqui o transcrevo: "Ao contrário do que sugere a propaganda de empresa ambientalmente responsável da Petrobras, o óleo diesel por ela produzido é um dos piores do mundo e contribui para piorar a qualidade de vida dos brasileiros. E, ao que tudo indica, a estatal vai deixar de cumprir a legislação ambiental e não reduzirá até 2009 o teor de enxofre no combustível.A história é longa e pouco enaltecedora para a Petrobras. No já longínquo ano de 2002, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), seguindo tendência consolidada internacionalmente, baixou a resolução 315, determinando que, a partir de janeiro de 2009, o diesel comercializado no país deveria apresentar concentração máxima de enxofre de 50 partes por milhão (ppm).O combustível atualmente vendido em 237 cidades de grande porte tem 500 ppm de enxofre. Nos cerca de 5.300 municípios restantes, chega a inacreditáveis 2.000 ppm. O limite máximo na União Européia (UE) é de 50 ppm e será de 10 ppm a partir de 2009. Nos EUA e no Canadá, ele já é de 15 ppm.Agora, a menos de dois anos do prazo, a Petrobras afirma que não poderá cumprir o cronograma. Escusa-se afirmando que a resolução da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que detalha a especificação do combustível menos poluente foi publicada há menos de um mês.É verdade. Mas, ao que consta, a ANP atrasou em cinco anos a publicação da norma técnica justamente por pressão da Petrobras, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e de distribuidores de combustíveis, que querem postergar ao máximo os custos que a utilização do diesel mais limpo deverá impor a toda a cadeia.A Petrobras diz que está investindo US$ 1,7 bilhão em unidades de hidrotratamento necessárias para que as refinarias possam produzir o diesel com menor teor de enxofre. É insuficiente, dado que a empresa não tem planos de eliminar o venenoso diesel com 2.000 ppm de enxofre antes de 2013.Esse é um verdadeiro crime contra a saúde pública. Recente estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) estima que a má qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo provoque a morte prematura de 3.000 pessoas por ano. O enxofre do óleo diesel, por seu poder carcinogênico e por desencadear uma série moléstias cardiorrespiratórias, contribui para parcela significativa desses óbitos, que poderiam ser evitados ou pelo menos retardados.Antes de vender-se ao mundo como mensageira dos biocombustíveis e portadora de uma solução para o problema da mudança climática provocada pela queima de combustíveis fósseis, a Petrobras deveria tornar menos letal o diesel que está forçando os brasileiros a respirar."

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Um plano de segurança para a América do Sul

Em palestra na abertura da 4ª Conferência do Forte de Copacabana sobre Segurança Internacional, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a partir de dezembro e durante todo o primeiro semestre de 2008 fará uma série de visitas a todos os países da América do Sul para debater a formulação de um plano de segurança e defesa da região. O objetivo é "discutir posições da região quanto ao critério da defesa e termos uma concepção de uma política de defesa que seja integratória, dentro da linha da integração necessária”. O primeiro país a ser visitado será o Chile. Segundo o ministro, cada vez mais a importância dos estados nacionais depende de forma clara da importância da região onde estão inseridos.Para Jobim, as divergências regionais na América do Sul não impedem o entendimento no continente. O ministro destacou que o reaparelhamento das Forças Armadas não significará fortalecer a capacidade do Estado para ser intervencionista, mas para produzir a paz internacional, em entendimento com outras nações. Entendo que é muito bom para o Brasil estar atento pois a Venezuela se "arma até os dentes" e Chávez já avisou que tem planos para as divisas de seu país com a Guiana e com a Colômbia. Importou dezenas de aviões (caças) novos da Rússia e fuzis de diferentes marcas e de última geração. Enquanto nós, no Brasil, estamos com nossas Forças Armadas desaparelhadas e destreinadas.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Senado terá segunda chance para limpar imagem

O Senado tem uma segunda chance de ficar de bem com a opinião pública. O projeto de resolução do Conselho de Ética pedindo a cassação do presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve chegar ao plenário na semana que vem. Para os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Demóstenes Torres (DEM-GO), é uma segunda chance para reabilitar a imagem do Senado, desgastado com uma crise que se arrasta desde maio e cujo pivô é o próprio presidente da instituição. Na primeira acusação, a de que Renan recebeu dinheiro de empreiteira para pagar despesas particulares, o senador foi condenado no Conselho e absolvido no plenário. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), entende que a opinião pública considera os parlamentares “cínicos”. Ele acredita que os cenários de agora são diferentes dos de 12 de setembro, tanto a favor como contra Renan, pois antes ele tinha a seu favor o poder da presidência; agora, não. Antes, tinha a seu favor a urgência do governo em votar a CPMF; agora, não. Antes, tinha contra si o desgaste diário; agora, adota um perfil discreto reflete Virgílio. Para o senador, não é possível dizer ainda se há condições de se obterem os 41 votos para cassar o alagoano. Renan foi absolvido por 40 votos a seu favor, 35 contra e seis abstenções. Pressionado por novas denúncias, desta vez de espionar dois colegas do Senado, teve de se afastar da presidência da Casa por 45 dias. Esperemos que o Senado desta vez não falhe, como aconteceu na votação passada sobre esse mesmo tema...

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Neste sábado tem a Feijoada de Galvão Bueno em Londrina

A ex-jogadora e ícone do basquete brasileiro Hortência estará em Londrina neste sábado dia 10 de novembro. Será uma das convidadas especiais do locutor esportivo Galvão Bueno na feijoada solidária que ele pilotará na Cervejaria Fábrica 1, sob o comando de sua mãe , Mildred Galvão Bueno. Hortência doou uma bola de basquete autografada para ser leiloada no almoço. E vai ajudar a arrecadar recursos para a Fundação Beneficente que leva o nome do narrador esportivo e que atende idosos carentes de Londrina. O evento terá o apoio da Frizz Magazine que terá um stand de assinaturas no local, e doará 50% do valor arrecadado com as assinaturas no dia do evento para a Fundação Galvão Bueno.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

China deve diminuir proporção de dólar em reservas

A China deve balancear a composição de suas reservas internacionais de 1,43 trilhão de dólares para que moedas fortes como o euro ganhem espaço em detrimento de moedas em desvalorização, como o dólar, disse nesta quarta-feira um importante político chinês.
O euro bateu recorde frente ao dólar após os comentários de Cheng Siwei, vice-presidente da comissão permanente do Congresso Nacional do Povo, o Parlamento chinês. A posição de Cheng lhe traz influência em Pequim, onde tem um posto equivalente ao de vice-premiê. No entanto, ele não tem autoridade real sobre assuntos financeiros, e é conhecido por tratar de diversos assuntos que não controla. A China não divulga a composição de suas reservas, mas cálculos estimam que o país mantenha uma proporção entre 65 e 70 por cento de dólares, e uma bem menor de euros.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Com aeroportos em crise, táxi aéreo cresce 20% em 1 ano

Estimulado pela economia estável e pelo caos nos aeroportos, que se intensificou neste ano, o mercado de táxi aéreo no Brasil cresceu 20% nos últimos 12 meses, após dez anos de estagnação. Os dados são do Sneta (Sindicato Nacional de Táxi Aéreo). Ironicamente, ao mesmo tempo, as empresas também sofrem com a crise no setor, já que, desde a semana passada, foram praticamente excluídas de Congonhas. De acordo com o Sneta, há 200 empresas de táxi aéreo no país hoje, que alugam aviões e helicópteros para serviços tão diversos como transporte de passageiros, de peças de automóveis, de órgãos e até reparo de linhas de transmissão energizadas, entre outros."Com o crescimento da economia e a incerteza nos aeroportos, aumentou muito a quantidade de lideranças empresariais importantes fretando aviões", afirma Fernando Alberto dos Santos, superintendente do sindicato. Além dos 20% de alta do mercado de táxi aéreo, ele diz que o cenário se reflete também na compra de aviões por empresas e pessoas físicas, que cresceu entre 35% e 40% no último ano.Por outro lado, a redução da quantidade de pousos e decolagens permitidos a cada hora em Congonhas para vôos executivos e de táxi aéreo, de até 15 para 2, preocupa. Santos afirma também que de 25% a 30% dos vôos são feitos por empresas que não possuem autorização para funcionar como empresas de táxi aéreo. Segundo a Anac, o processo para essas empresas serem certificadas tecnicamente para operar e autorizadas a funcionar comercialmente pode levar até nove meses, e é praticamente tão rígido quanto o das companhias de aviação regular.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Instituto sueco diz estar perto de vacina contra a Aids

Cientistas do Instituto Karolinska da Suécia, uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do mundo, anunciaram na TV sueca que esperam obter uma vacina eficaz contra o vírus da Aids dentro de dois a três anos. Os testes clínicos da vacina - fruto de um estudo iniciado há sete anos - mostraram que 97% dos 40 voluntários inoculados desenvolveram resposta imunológica contra o vírus HIV. A vacina agora está sendo testada em 60 voluntários na Tanzânia, e os primeiros testes indicam a possibilidade de obter resultados semelhantes aos alcançados na Suécia. Durante os últimos 20 anos, cerca de 200 vacinas foram desenvolvidas em diferentes países, mas nenhuma conseguiu, até agora, obter resultados eficazes nos testes com humanos em larga escala. Em setembro passado, foram suspensos os testes de uma vacina experimental que era considerada uma das mais avançadas, após falhas registradas nos resultados preliminares. O estudo, conduzido pelo laboratório Merck em nove países, incluindo o Brasil, mostrou depois de 13 meses de testes que a vacina não conseguiu impedir a contaminação de voluntários com o vírus HIV. A vacina desenvolvida pelo Instituto Karolinska, em cooperação com o Instituto Sueco para Controle de Doenças Infecciosas (SMI), combina, portanto, dois tipos de vacinação. Primeiro, o paciente recebe várias doses de uma vacina elaborada a partir de genes de diversas variantes do vírus HIV em circulação no mundo. Em seguida, é aplicada uma segunda vacina, destinada a ampliar a resposta munológica. Esta segunda vacina contém um vírus vaccinia - usado para erradicar a varíola - modificado e outros genes do vírus HIV. A segunda vacina foi produzida pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, e doada para utilização no estudo sueco. No próximo ano, o estudo sueco entrará na chamada Fase 2-B, com os testes clínicos em larga escala. Será uma fase crucial, com duração prevista de dois anos. A etapa final será a Fase 3, que vai determinar o grau de proteção da vacina. Torçamos para que a humanidade tenha esta resposta a um dos maiores desafios da medicina nestes últimos anos.

sábado, 3 de novembro de 2007

Gol recebe novo avião

A Gol anunciou ter recebido mais uma aeronave modelo 737-800 SFP, fabricada pela Boeing. Com isso, a frota da companhia chega a 77 aviões e 100, se considerados os aparelhos em uso em sua subsidiária, a Varig.A frota da Gol é padronizada, utilizando apenas aeronaves fabricadas pela companhia norte-americana, o que reduz custos operacionais e de manutenção. Como um todo, o grupo utiliza diversos modelos da família 737, sendo os SFP próprios para uso em pistas curtas, como a do aeroporto de Congonhas em São Paulo. Além disso, opera também com 767s, todos na Varig, que fazem rotas internacionais de longo curso.