domingo, 6 de dezembro de 2009

Os charmosos Electra II


Todos sabem de minha paixão pela aviação. Sou Piloto Privado, e estudioso da aviação. Como viajo muito a negócios estou também sempre conhecendoe aprendendo sobre as novas tecnologias aeronáuticas utilizadas ao redor do globo. Uma boa maneira de manter minha prática, de me divertir e relaxar~é pilotando aviões de pequeno, médio e grande portes no Flight Simulator. Utilizo a versão FS2004, mas tenho experimentado a versão FSX, que traz alguns aprefeiçoamentos. Vejam a riqueza de detalhes neste video de um de meus aviões favoritos, o Lockheed Electra II, que operou na Ponte Aérea Rio-São Paulo. Tive o prazer de voar nestes charmosos aviões, que ostentavam a pintura da VARIG, mas NA "Ponte" operavam pelo pool VASP-VARIG e TRANSBRASIL. A Varig operou esse modelo de aeronave de 1962 à 1992. Em 1962 começaram a chegar os primeiros fabricados pela Lockheed, a mesma que projetara o Constellation. Estes, contudo, eram turboélices e se notabilizariam como excelentes e seguras aeronaves, em contrapartida com os acidentes ocorridos com os protótipos. Antes de ingressar na Ponte Aérea Rio/São Paulo, os Electra II voaram em diversar linhas da Varig, inclusiva para Nova York. O mais notável, contudo, foram os vôos realizados em pool com a TAP, fazendo os "Vôos da Amizade Brasil-Portugal", entre SP/RJ/Recife/Ilha do Sal/Lisboa, instituído em 1960 pela Panair do Brasil. Por cerca de 20 anos voaram na ponte aérea, sendo os únicos aviões que a realizavam. Desde 1979 já havia um plano para substituí-los mas foi somente em 1992 que os Boeing 737 conseguiram fazê-lo. No total 14 aeronaves foram operadas nessa rota, com muitos recordes de transporte de passageiros. Atualmente uma está preservada em museu. Vale a pena conferir o video.





FSX VARIG Lockheed Electra - Freeware FS KBT team from Joselito Sousa on Vimeo.

Nenhum comentário: