sábado, 17 de setembro de 2016

25 anos dos álbuns Use Your Illusion I e II do Guns N Roses


No dia 17 de setembro de 1991, uma de minhas bandas de rock favoritas o Guns N ‘Roses lançava os álbuns Use Your Illusion I e II. Para comemorar seus aniversários de 25 anos, aqui estão 50 coisas que você talvez não saiba sobre eles:

1 – As capas dos Use Your Illusion I e II são uma modificação da obra de Raphael “a escola de Atenas”. Elas foram feitas pelo artista estoniano-americano Mark Kostabi, que usou um esquema de cores amarelo e vermelho para Use Your Illusion I e um roxo e azul para II.

2 – O nome do álbum “Use Your Illusion” veio do nome da pintura, que foi dado pelo irmão do artista, Paul Kostabi.

3 – No encarte, um pouco escondido está a frase “F *** You St. Louis”, uma referência a performance da banda lá em Julho de 1991 onde Axl parou o show na metade ao se envolver em uma briga com um espectador que estava causando tumulto.

4 – Slash é agradecido no encarte por suas “melodias matadoras de guitarra”

5 – Os álbuns saíram à meia-noite do dia 17 de setembro de 1991. A banda vendeu 500.000 cópias em apenas duas horas, apesar de lojas como K-Mart e Walmart se recusarem a vender porque as músicas continham palavrões.

6 – Depois de mixarem 21 faixas com o engenheiro/produtor Bob Clearmountain, a banda não ficou feliz com a forma como as coisas soaram e decidiram começar tudo novamente com o engenheiro do Sex Pistols, Bill Price.

7 – Os álbuns marcam a primeira vez que outros membros do Guns N’ Roses assumiram os vocais. Izzy canta em “Dust N’ Bones”, “You Ain’t The First”, “Double Takin Jive”, “14 Years” e Duff canta em “So Fine”

8 – A música “Right Next Door to Hell” veio da briga de Axl com o sua vizinha, Gabriella Kantor. Ela acusou Axl de agredi-la com uma garrafa de vinho. Ele negou a acusação e a chamou de uma fã enlouquecida. O AP de Axl foi posteriormente vendido em concurso Evict Axl da MTV.

9 – O cover de “Live and Let Die” dos Wings, foi nomeado para  Melhor Performance de Hard Rock no Grammy de 1993.

10 – “Don’t Cry” é sobre uma garota chamada Monique Lewis.

11 – Duas versões de “Don’t Cry” aparecem nos álbuns. Ambas têm o mesmo instrumental, mas as letras são totalmente diferentes e a melodia também é alterada. Uma terceira versão da música também foi registrada durante as sessões do Appetite. Ela saiu no single de Don’t Cry.

12 – “Bad Obsession” é sobre superar o vício em drogas.

13 – O vocalista do Hanoi Rocks, Michael Monroe, que foi uma grande influencia pro GN’R, toca gaita e saxofone em “Bad Obsession

14 – “Back Off Bitch” é em partes sobre Gina Siler, a namorada de Axl que se mudou para Los Angeles com ele em 1982. A música foi escrita antes mesmo do Appetite sair.

15 – Em “Double Talkin Jive” o trecho “found a head and an arm in a garbage can.” (encontraram uma cabeça e um braço em uma lata de lixo) Refere-se ao fato da polícia realmente ter encontrado as partes do corpo em uma lixeira perto do estúdio da banda.

16 – Com  8 minutos e 57 segundos, “November Rain” é a canção mais longa ao alcançar o top 10 da Billboard Hot 100, onde alcançou a posição número três.

17 – Tracii Guns, que tocou com Axl antes do Guns N’ Roses, disse que November Rain foi escrita em 1983, ele lembra de ter ouvido Axl cantar e dizer à ele: “Algum dia essa música vai ser muito legal”, mas acrescentou que ainda não tinha terminado.

18 – A banda achou que a voz de Axl em “The Garden” soou tão parecido com Alice Cooper que convidaram o próprio para ajudar na música.

19 – A banda escreveu “Garden of Eden” enquanto ensaiavam em Chicago.

20 – Axl compôs o riff de “Dead Horse”.

21 – Slash e Axl escreveram “Coma” sobre suas overdoses de drogas. Axl disse uma vez  que o segmento final da música é uma das melhores coisas que ele já escreveu.

22 – Com 10 minutos e 14 segundos, “Coma” é a música mais longa do Guns N’ Roses.

23 – “Civil War” é a última música com Steven Adler na bateria do Guns N’ Roses.

24 – “Civil War” é uma canção de protesto de guerra e inclui o trecho,“What’s so civil about war, anyway?” (O que é tão civil na guerra, afinal?)

25 – Algumas das letras de “Civil War” refletem uma marcha pela paz que Duff foi com sua mãe quando ele tinha quatro anos de idade.

26 – “Civil War” apareceu pela primeira vez na compilação “Nobody’s Child: Romanian Angel Appeal.” em 1990.

27 – “14 Years” é sobre um cara que teve um relacionamento longo e difícil, com uma menina e expressa o que sente na música. Izzy escreveu quando era muito jovem, sendo assim, nunca poderia ter tido esse tipo de relacionamento, por isso não é sobre ele.

28 – Há rumores de que “14 Years” é sobre a amizade de Izzy com Axl, eles teriam supostamente se conhecido há 14 anos quando a canção foi escrita, mas este conceito não se encaixa na letra e nunca foi confirmada pela banda.

29 – O cover de  “Knockin’ on Heaven’s Door” do Bob Dylan saiu um ano antes do álbum na trilha sonora de Days of Thunder.

30 – “Get in The Ring” fala sobre os críticos que criticavam negativamente a forma como a banda agia no palco. O nome de 4 críticos são citados na música, um deles aceitou a oferta de “subir no ring” e desafiou Axl para uma luta de boxe, mas isso nunca aconteceu.

31 – “Get In The Ring” originalmente se chamaria “Why Do You Look at Me When You Hate Me”.

32 – “Get In The Ring” também quase se chamou “Get In The Ring Motherf *** er”.

33 – “Get in The Ring” soa como se fosse uma performance ao vivo mas não é. Os gritos do publico foram adicionados em estúdio, a banda pediu para o público fazer esses sons durante um show em junho de 1991.

34 – “Pretty Tied Up” começa com Izzy tocando um “coral sitar” (instrumento indiano).

35 –  Slash disse que Izzy estava tão chapado de heroína quando escreveram “Pretty Tied Up” que ele fez um sitar com um prato, um cabo de vassoura e cordas.

36 – Izzy se inspirou para escrever “Pretty Tied Up” depois de ver uma dominatrix. Ele e um amigo foram até a casa dela e lá tinha um homem gordo em roupas íntimas femininas e sapatos de salto alto, amarrado com fita adesiva contra uma parede e com uma cebola na boca.

37 – “So Fine” é dedicado à Johnny Thunders, que morreu devido à uma overdose antes do álbum ser gravado.

38 – “Estranged é a segunda música mais longa do GN’R

39 – Axl disse que escreveu “Estranged” durante um período ‘”triste” de sua vida após seu casamento com Erin Everly ser anulado.

40 –  Slash disse que “Breakdown” foi uma das músicas mais difíceis de gravar, pois os banjos, pianos e tambores eram difíceis de sincronizar e o até então novo baterista, Matt Sorum ficou frustrado ao tentar toca-la da forma certa.

41 – “You Could Be Mine” foi apresentada no filme Exterminador do Futuro 2 de 1991, mas não se tornou a trilha sonora oficial.

42 – O trecho da letra de “You Could be Mine”, “With your bitch slap rappin’ and your cocaine tongue you get nothin’ done” aparece no encarte do Appetite For Destruction.

43 – Os vídeos de “Don’t Cry”,”Estranged” e “November Rain” formam uma narrativa inspirada em um conto chamado” Without You”, escrita por um amigo de Axl e gerente de turnê do GN’R, Del James.

45 – Axl diz que demorou 3 horas para escrever “My World”

46 – A banda supostamente estava chapada de cogumelo quando gravaram “My World”

47 – O vocalista do Blind Melon, Shannon Hoon, contribui nos backing vocals em “Live and Let Die,” “November Rain,” “The Garden,” “You Ain’t the First” and “Don’t Cry.”

49 – Use Your Illusion II estreou no primeiro lugar na parada de álbuns, vendendo 770.000 cópias em sua primeira semana. Use Your Illusion I tomou a segunda colocação,  vendendo 685.000 unidades em uma semana.

50 – Ambos Use Your Illusion foram certificados 7 vezes com platina nos Estados Unidos e, em conjunto, as vendas mundiais somam mais de 39.000.000 de cópias

Retirado de: Sixx Sense

Nenhum comentário: