domingo, 15 de setembro de 2024

AGU defende a multa imposta a usuários que burlarem bloqueio ao X

A  Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite as ações propostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Novo contra a multa diária de R$ 50 mil para usuários que tentarem burlar a suspensão do X. O advogado-geral da União, Jorge Messias, classificou a multa como uma “medida instrumental e acessória” para assegurar o cumprimento da decisão que bloqueou o X e não uma “censura” à circulação de informações na rede social. A manifestação foi enviada na sexta-feira (13/09) ao gabinete do ministro Kassio Nunes Marques, relator das ações. O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar o bloqueio ao X por meio de VPN – ferramenta que permite omitir a localização de acesso à internet. Com informações do jornal O Estado de São Paulo.

sábado, 7 de setembro de 2024

Propostas para a segurança pública de Apucarana

Os candidatos a prefeito de Apucarana, norte do Paraná, tem apresentado propostas para a educação e a saúde.  Porém nenhum deles até agora apresentou, claramente, um programa para a segurança pública, que se tornou um grande problema para a população da cidade, e cujos índices de violência estão nas alturas. Perguntamos então, aos candidatos a prefeito de Apucarana, quais seriam as propostas para esta importante área, com a insegurança na cidade aumentando significativamente. Operações policiais de grande porte vem sendo realizadas na cidade nos últimos meses - com destaque nacional -  e isso mostra que a criminalidade está instalada, principalmente quadrilhas de traficantes de tóxicos que disputam territórios e aterrorizam a população.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Chuva preta no PR

A virada do tempo, com a chegada de chuva e frio no Sul, veio acompanhada da previsão de que o Sul pode registrar chuva preta, segundo alerta da MetSul. O Rio Grande do Sul deve ser o primeiro, seguido por Paraná e Santa Catarina. A previsão indica que o fenômeno também pode se estender para áreas do Paraná e de Santa Catarina, especialmente a partir desta quinta-feira, 5 de setembro. A previsão é que a chuva que atinge a Curitiba não deve ser volumosa e deve ser pontual. Ou seja, dura apenas um dia. O acumulado de chuva em Curitiba pode chegar a 14 mm, segundo o Simepar. Na sexta, esfria e o tempo seca novamente, com volta do calor já no sábado e domingo. As máximas previstas são de 28ºC e 30ºC, respectivamente.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Dias Toffoli acolhe recursos, retoma validade de júri e ordena prisão dos condenados pelo incêndio na Boate Kiss

 O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), retomou a validade do júri que condenou os quatro réus pelo incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. A tragédia deixou 242 mortos em 27 de janeiro de 2013. Em decisão publicada nesta segunda-feira (02/08), Toffoli acolheu os recursos apresentados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a anulação do julgamento. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, se manifestou, em maio de 2023, contra a anulação do júri que condenou os quatro réus pelo incêndio da Boate Kiss. O vocalista da banda Marcelo de Jesus dos Santos já está no presídio de São Vicente do Sul. Ele foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual. O sócio da boate Elissandro Callegaro Spohr se apresentou em uma delegacia de Porto Alegre e aguarda encaminhamento para um presídio. Ele foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual. O auxiliar da banda Luciano Bonilha Leão se apresentou em uma delegacia de Santa Maria e também aguarda encaminhamento para um presídio. Ele foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio simples com dolo eventual. O sócio da boate Mauro Londero Hoffmann não havia se apresentado à polícia até a mais recente atualização desta reportagem e é considerado foragido. Ele foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão por homicídio simples com dolo eventual. As defesas dos quatro condenados se manifestaram, lamentando a decisão de Toffoli.