sexta-feira, 16 de março de 2018

Ministério da Agricultura suspende exportação de aves da BRF para a União Europeia

A BRF informou que o Ministério da Agricultura (Mapa) decidiu interromper temporariamente, a partir desta sexta-feira, dia 16, a produção e certificação sanitária de dez unidades da empresa que exportam aves para a União Europeia. A companhia informou ainda que todos os produtos já alocados, bem como os produzidos e embarcados antes dessa data, podem ser comercializados e utilizados sem restrições. “Está marcada para a próxima semana uma reunião na cidade de Bruxelas, na Bélgica, para o Mapa prestar esclarecimentos técnicos às autoridades sanitárias da União Europeia. Após o encontro, a medida será reavaliada”, disse a BRF em nota. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que confia em uma efetiva e imediata solução, por meio do Ministério da Agricultura. “O país não pode ceder às ameaças que colocam em risco milhares de empregos e as empresas do nosso setor. Somos parceiros de longa data da União Europeia, para onde exportamos mais de 5 milhões de toneladas de carne de frango apenas nos últimos dez anos”, disse, por meio de nota. A entidade informou ainda que nunca houve qualquer registro de problemas de saúde pública relacionados à carne brasileira. E que, portanto, não há motivos concretos para impor embargos a qualquer empresa do setor, especialmente em relação a fatos passados e que já teriam sido corrigidos. “Toda a questão em torno deste tema decorre de divergências sobre critérios de classificação de produtos exportados no que tange à Salmonella spp. que, em termos práticos, não traz risco à saúde pública”, informou a ABPA.  Com informações do Canal Rural.

Veja o comunicado da BRF na íntegra

"A BRF S.A. ("BRF" ou "Companhia") (B3: BRFS3; NYSE: BRFS) comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, de maneira cautelar, o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) decidiu interromper temporariamente, a partir de 16 de março de 2018, a produção e certificação sanitária dos produtos de aves da BRF exportados do Brasil para União Europeia. A medida contempla os SIFs: 1, 18,103, 104, 292, 466, 1001, 2014, 2518 e 4567. É importante ressaltar que todos os produtos já alocados na região, bem como os produzidos e embarcados antes do dia 16 de março podem ser comercializados e utilizados sem restrições. Está marcada para a próxima semana uma reunião na cidade de Bruxelas, na Bélgica, para o Mapa prestar esclarecimentos técnicos às autoridades sanitárias da União Europeia. Após o encontro, a medida será reavaliada. A companhia reitera que vem mantendo intensa interlocução com as autoridades locais e internacionais, prestando todos os esclarecimentos necessários afim de atestar a qualidade e segurança de seus produtos
e preservar o relacionamento comercial com seus clientes e consumidores. A BRF manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados sobre qualquer nova informação relacionada ao presente comunicado."

Nenhum comentário: