segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Eduardo Pimentel conquista a prefeitura de Curitiba
terça-feira, 22 de outubro de 2024
McDonald’s: sanduíche “quarteirão” suspeito de ter contaminado pessoas com bactéria
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) e outras agências federais americanas estão investigando um surto da bactéria Escherichia coli (E. coli) relacionado aos hambúrgueres "Quarter Pounders" ("Quarteirão") do McDonald's, o que levou as ações da rede de lanchonetes cairem 7% nas negociações do pós-mercado em Nova York, na terça-feira (22/10). Foi relatada a morte de um adulto mais velho no Colorado. Também há 49 casos relatados e 10 hospitalizações, de acordo com o CDC. Mais da metade dos casos relatados estão no Colorado. Uma pessoa desenvolveu uma condição que pode causar insuficiência renal. O McDonald's diz que está "removendo temporariamente" o "Quarter Pounder" dos restaurantes nas áreas afetadas. Isso inclui Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, bem como partes de Idaho, lowa, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Novo México e Oklahoma. Dos 49 casos, 26 estão no Colorado e nove em Nebraska. Ainda não está claro quais ingredientes estão contaminados, mas um possível culpado são as cebolas em tiras. Informações preliminares indicam que elas são uma "provável fonte de contaminação", disse o CDC, citando informações revisadas pela Food and Drug Administration (FDA). Os hambúrgueres de carne também estão sendo rastreados pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para ver se a carne moída usada para fazê-los é uma possível fonte. As pessoas começaram a ficar doentes em 27 de setembro, observou o CDC. A E. coli é um tipo de bactéria que, normalmente, vive nos intestinos de pessoas e animais saudáveis, de acordo com o site da Mayo Clinic. No entanto, existem seis tipos que podem causar problemas gastrointestinais e doenças graves nas pessoas. Vegetais crus e carne moída mal cozida podem expor as pessoas à bactéria. Embora a maioria das pessoas se recupere em uma semana, crianças pequenas e adultos mais velhos correm maior risco de insuficiência renal quando infectados. O FDA recomenda que qualquer pessoa que tenha comido no McDonald's e tenha sintomas de infecção entre em contato com seu médico para atendimento imediato.
Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, pede ao STF anulação de atos da Lava Jato contra ele
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral pediu ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anule todos os atos da Lava Jato contra ele por quebra de imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba. Ele quer a extensão dos efeitos de decisões de Toffoli que já beneficiaram outros atingidos pela operação, como o empresário Marcelo Odebrecht e o ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB-PR). A petição se baseia nos diálogos entre procuradores de Curitiba e Moro, revelados na série de reportagens conhecida como “Vaza Jato” e obtidos por meio da Operação Spoofing, da Polícia Federal. Para Cabral, as conversas mostram “conluio” entre acusação e juiz. “Os diálogos obtidos por meio da Operação Spoofing são capazes de descredibilizar o Estado Democrático de Direito, o Ministério Público Federal e a imparcialidade do Poder Judiciário, tornando a atuação do ex-magistrado e da Força Tarefa da Operação Lava Jato passíveis de uma resposta enérgica por parte deste STF”, argumentou a defesa de Cabral. Atualmente, Cabral responde a processos em liberdade, mas suas condenações já somam mais de 335 anos. Ainda cabe recurso às sentenças. O ex-governador cumpria prisão preventiva desde 2016 e deixou a prisão em dezembro de 2022.
terça-feira, 15 de outubro de 2024
Partido do governador Ratinho Junior terá 162 das 399 prefeituras do Paraná em 2025
Após o primeiro turno das eleições no Paraná o PSD foi o partido que mais conquistou prefeituras. Ao todo, são 162 municípios que serão administrados pelo partido do governador Ratinho Junior. Isso representa 41% das cidades do Estado. O PSD melhorou o desempenho em relação às últimas eleições municipais, quando fez 128 prefeituras. O número de candidatos conservadores que comandarão as prefeituras também contempla outros partidos como o PP, que obteve 60 cidades e o PL, com 52 municípios. Os números podem ser ampliados porque em Curitiba o candidato de Ratinho Junior, Eduardo Pimentel (PSD) disputa o segundo turno contra Cristina Graeml (PMB) e, em Londrina, o deputado Tiago Amaral (PSD) enfrenta Maria Tereza (PP).
quarta-feira, 9 de outubro de 2024
Moro derrotado
O senador Sergio Moro (União) já está vendo seu projeto de se tornar candidato a governador do Paraná naufragar. Dos 10 candidatos apoiados pelo senador no Paraná, apenas Rodolfo Mota (União), de Apucarana, foi eleito nas eleições do domingo (06/10). Sete foram derrotados nas disputas locais. Moro perdeu, de largada, a principal, a cobiçada prefeitura de Curitiba, trampolim para o governo do Paraná, onde sua esposa Rosângela Moro (deputada federal eleita pelo Estado de São Paulo) concorria à vice na chapa derrotada de Ney Leprevost (União Brasil), que ficou em quarto lugar, somando apenas 6,4% dos votos válidos. Mas “ainda” restam Londrina, onde o deputado estadual Tiago Amaral disputa o segundo turno com a ex-secretária municipal de Educação Maria Tereza (PP), e Ponta Grossa, com Elizabeth Schmidt (União), que disputará a prefeitura com a deputada Mabel Canto (PSDB). Frise-se que, a liderança de Tiago Amaral na corrida à prefeitura de Londrina se deve muito mais ao massivo apoio do governador Ratinho Junior, do que a "chancela" de Sergio Moro que, como disse um correligionário de Amaral: "aqui em Londrina Moro não cheira nem fede".
domingo, 6 de outubro de 2024
Silvio Barros fatura a eleição em Maringá no primeiro turno
Maringá, terceiro município mais populoso do Paraná, elegeu em primeiro turno o candidato Silvio Barros (PP), irmão do secretário de Estado da Indústria e Comércio, o deputado federal licenciado Ricardo Barros. Silvio, que já foi prefeito de Maringá por dois mandatos entre 2005 e 2012, assumirá agora o Executivo municipal para sua terceira gestão. Às 18h45, com 99% das urnas apuradas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciava a vitória de Barros com 65%. O adversário mais próximo era Edson Scabora (PSD), com 21% dos votos. Barros é casado, tem 67 anos, e é formado em Engenharia Civil. Também cursou especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e ocupou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano em 2018. Sandra Jacovós (PL) é a candidata a vice-prefeita.
Tiago Amaral vence o primeiro turno em Londrina e disputará a prefeitura com a Professora MariaTereza
A eleição para prefeitura de Londrina terá segundo turno. O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e a Professora Maria Tereza (PP), ex-secretária municipal da Educação, disputarão no dia 27 de outubro o posto do chefe do Executivo municipal. Com 93% dos votos apurados, Tiago Amaral, o primeiro colocado, teve 42,68% dos votos. Maria Tereza, a segunda colocada, 23,70% dos votos.
Deu Zebra: Cristina Graeml e Eduardo Pimentel avançam para o 2º turno na disputa pela Prefeitura de Curitiba
Curitiba terá um segundo turno na disputa pelo cargo de prefeito. Neste domingo (06/10), Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) ficaram nos dois primeiros lugares no primeiro turno da eleição municipal. Com isso, ambos avançam para disputar o pleito decisivo, que ocorrerá no dia 27 de outubro, domingo, das 8 às 17 horas. No primeiro turno, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem ficou na liderança foi Pimentel, que teve 33,37% dos votos válidos na Capital. Graeml veio logo atrás, com 31,34%. E foi seguida ainda por Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (União), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Roberto Requião (Mobiliza), Professora Andrea Caldas (PSOL), Samuel de Mattos (PSTU) e Felipe Bombardelli (PCO). Muitos eleitores ficaram supresos com a rápida "ascensão" de Cristina Graeml, que desidratou a candidatura de Ney Leprevost (União Brasil) e "atropelou" a candidatura Luciano Ducci - Goura na disputa pela vaga no segundo turno da eleição curitibana.
terça-feira, 1 de outubro de 2024
Haja coração !
Nesta reta final, a menos de uma semana das eleições, quando muitos municípios importantes do Paraná onde não haverá segundo turno decidirão o "tudo ou nada", o clima é de tensão total, em meio ao vale-tudo eleitoral. Boatos, fake news e até a velha tática de "amedrontar" o eleitor já vem sendo usada. Mesmo nos municípios maiores, como Londrina e Curitiba, a disputa é "voto-a-voto" para tentar garantir a eleição já no primeiro turno, não correndo eventuais riscos em uma segunda rodada. Disputas judiciais para tentar barrar um ou outro candidato e o anúncio de uma "surpreendente virada" fazem parte do script de alguns candidatos (e que não tem a menor chance de vitória). Na cidade de Maringá, o ex-prefeito Silvio Barros (PP), irmão do Secretário de Estado da Indústria e Comércio do Paraná, deputado federal licenciado Ricardo Barros (PP), tem tudo para levar no primeiro turno e retornar ao comando da cidade. Em Curitiba, o governador Ratinho Junior, seu pai, o apresentador Ratinho e o atual prefeito Rafael Greca somam forças para eleger Eduardo Pimentel (PSD) já no primeiro turno. Haja coração!