Se você quer navegar com estilo como o cofundador da Microsoft, Bill Gates, agora pode ser sua chance. O superiate “Breakthrough”, de 390 pés e US$ 645 milhões, que há muito tempo é ligado ao bilionário e filantropo, está à venda pelo corretor de iates Edmiston. Jamie Edmiston, CEO da empresa que leva seu nome, disse em comunicado que é “o iate mais extraordinário já construído [e] aquele que vai mudar tudo.” Nem Gates nem Edmiston responderam aos pedidos de comentário da Fortune, mas já foi amplamente noticiado em publicações de negócios e do setor que o superiate foi encomendado por Gates há poucos anos. O estaleiro holandês Feadship levou cinco anos para construir o “Breakthrough”, também conhecido como “Projeto 821”, e ele é grande o suficiente para acomodar 43 tripulantes e 30 convidados em 15 cabines. A Forbes Austrália informou em maio de 2024 que o iate também possui hospital, biblioteca, elevador, cinema, piscina, banheiras de hidromassagem, sauna a vapor, academia, deck exclusivo para os proprietários com dois quartos, dois banheiros, dois escritórios e 14 varandas retráteis. “O grande diferencial do Breakthrough é que ele é uma maravilha da engenharia moderna, ponto final,” disse Brad Hall, CEO do marketplace online de iates Yachtlify, à Fortune. Isso porque o “Breakthrough” é o primeiro superiate do mundo movido a célula de combustível de hidrogênio. E é isso que torna o superiate particularmente caro, disse Heigo Paartalu, CEO da YachtWay, à Fortune. “O Breakthrough — fiel ao seu nome — é uma verdadeira inovação e marco em tecnologia,” afirmou Paartalu, que lidera o que pode ser comparado ao Zillow dos iates. “É a única embarcação privada movida a hidrogênio, e construir uma exige extrema precisão, pois qualquer vazamento de hidrogênio pode ser catastrófico.” Existem muito poucos estaleiros no mundo capazes de construir uma embarcação como essa, explicou Paartalu, e ele disse que “não é surpresa” que a Feadship tenha conseguido, já que é amplamente considerada um dos melhores estaleiros do mundo.Enquanto a maioria dos donos de iates prioriza o máximo de espaço interno, o “Breakthrough” foi projetado principalmente pensando no clima, disse Paartalu. A sala das máquinas ocupa significativamente mais espaço do que os sistemas tradicionais de propulsão de iates. "É uma escolha bastante ousada e sem concessões,” acrescentou Paartalu. Gates também está fortemente envolvido em projetos de energia limpa como o Breakthrough Energy, que apoia empresas em estágio inicial que desenvolvem tecnologias para reduzir emissões de gases de efeito estufa. E como os construtores de superiates têm cronogramas de produção apertados, quem quiser comprar o “Breakthrough” deve esperar pagar um prêmio, disse Paartalu, em vez de aguardar quatro a cinco anos por uma nova construção.“O tempo não tem preço nesse nível,” disse ele. “Muitos compradores preferem a gratificação imediata a uma espera de vários anos.” Outro ponto interessante sobre a venda do “Breakthrough” é que Gates supostamente nunca chegou a pisar no iate, mesmo que ele esteja à venda e será exibido no Monaco Yacht Show em setembro. Embora cada superiate seja único, disse Paartalu, neste caso o novo dono estará comprando mais do que um barco.
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