sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Propaganda poluída essa da Petrobrás...

Achei este comentário do Jornal Folha de São Paulo muito importante para que saibamos a farsa escondida por de trás das belas propagandas da Petrobrás, e então aqui o transcrevo: "Ao contrário do que sugere a propaganda de empresa ambientalmente responsável da Petrobras, o óleo diesel por ela produzido é um dos piores do mundo e contribui para piorar a qualidade de vida dos brasileiros. E, ao que tudo indica, a estatal vai deixar de cumprir a legislação ambiental e não reduzirá até 2009 o teor de enxofre no combustível.A história é longa e pouco enaltecedora para a Petrobras. No já longínquo ano de 2002, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), seguindo tendência consolidada internacionalmente, baixou a resolução 315, determinando que, a partir de janeiro de 2009, o diesel comercializado no país deveria apresentar concentração máxima de enxofre de 50 partes por milhão (ppm).O combustível atualmente vendido em 237 cidades de grande porte tem 500 ppm de enxofre. Nos cerca de 5.300 municípios restantes, chega a inacreditáveis 2.000 ppm. O limite máximo na União Européia (UE) é de 50 ppm e será de 10 ppm a partir de 2009. Nos EUA e no Canadá, ele já é de 15 ppm.Agora, a menos de dois anos do prazo, a Petrobras afirma que não poderá cumprir o cronograma. Escusa-se afirmando que a resolução da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que detalha a especificação do combustível menos poluente foi publicada há menos de um mês.É verdade. Mas, ao que consta, a ANP atrasou em cinco anos a publicação da norma técnica justamente por pressão da Petrobras, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e de distribuidores de combustíveis, que querem postergar ao máximo os custos que a utilização do diesel mais limpo deverá impor a toda a cadeia.A Petrobras diz que está investindo US$ 1,7 bilhão em unidades de hidrotratamento necessárias para que as refinarias possam produzir o diesel com menor teor de enxofre. É insuficiente, dado que a empresa não tem planos de eliminar o venenoso diesel com 2.000 ppm de enxofre antes de 2013.Esse é um verdadeiro crime contra a saúde pública. Recente estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) estima que a má qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo provoque a morte prematura de 3.000 pessoas por ano. O enxofre do óleo diesel, por seu poder carcinogênico e por desencadear uma série moléstias cardiorrespiratórias, contribui para parcela significativa desses óbitos, que poderiam ser evitados ou pelo menos retardados.Antes de vender-se ao mundo como mensageira dos biocombustíveis e portadora de uma solução para o problema da mudança climática provocada pela queima de combustíveis fósseis, a Petrobras deveria tornar menos letal o diesel que está forçando os brasileiros a respirar."

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